Mostra de Artes Cênicas: Encontros promove resistência e visibilidade em Cachoeiro de Itapemirim
A cidade de Cachoeiro de Itapemirim se prepara para receber a Mostra de Artes Cênicas: Encontros, entre os dias 1º e 15 de fevereiro. O evento é uma iniciativa para valorizar a classe artística local, promover intercâmbios culturais e reivindicar a reconstrução de espaços culturais destruídos, como o Teatro Municipal Rubem Braga, único teatro da cidade.
Resistência cultural em tempos difíceis
A classe artística de Cachoeiro de Itapemirim tem enfrentado desafios intensos nos últimos anos. Desde a maior enchente que devastou o Centro da cidade, destruindo o Teatro Municipal Rubem Braga, até o impacto da pandemia, os artistas têm mantido viva a cena cultural em ruas e espaços alternativos. A Mostra busca trazer visibilidade para esses esforços e reacender a importância da arte no cotidiano cachoeirense.
Artistas, coletivos e grupos interessados podem se inscrever até o dia 31 de janeiro pelo formulário on-line. Serão selecionados dez grupos — cinco da área de dança e cinco de teatro — para se apresentarem em frente ao Teatro Municipal Rubem Braga, promovendo apresentações democráticas e gratuitas para a população.
- Apresentações: Duas por dia, realizadas nas ruas e calçadas do Teatro Municipal Rubem Braga, com intérprete de Libras em todas as performances.
- Bate-papos: Às 15h, no espaço cultural Casa Carmô, haverá rodas de conversa entre os artistas participantes e o público, promovendo trocas de experiências.
Além de democratizar o acesso à arte, o evento também é um manifesto pela reconstrução do Teatro Rubem Braga, símbolo cultural da cidade de Cachoeiro de Itapemirim. Para Amanda Malta, a Mostra será um momento de encontro. “Os artistas poderão se apresentar, trocar vivências e, juntos, resistir às adversidades que marcaram a cena cultural local”, destacou.
A Mostra de Artes Cênicas: Encontros é realizada com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult), pela Palmas Produções, com apoio do Coletivo Surto Cênico e do espaço Casa Carmô. A curadoria está a cargo de Ayla Cardoso (dança) e Luiz Carlos Cardoso (teatro), e a idealização é da atriz e produtora cultural Amanda Malta.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br