Mostra ‘c-o-n-t-a-g-i-o’ apresenta 60 videos-performance produzidos por jovens
Produções contam com linguagem autoral e autônoma em vídeos de um minuto.
Que tal assistir a uma mostra com 60 videos-performance de até 1 minuto criados por jovens? A Mostra “c-o-n-t-a-g-i-o”, proposta pela Cia Poéticas da Cena Contemporânea, reúne a produção no Canal da SOCA BRASIL no YouTube abordando questões sobre o corpo, a imagem, a sexualidade, as relações, o seu mundo, o tempo, medos, anseios e desejos, adaptados na linguagem da video-peformance.
Os jovens puderam se expressar por meio do dispositivo chamado “c-o-n-t-a-g-i-o”, utilizando-se de uma linguagem autoral e autônoma, para instrumentalizar o sujeito a elaborar suas questões em exercícios solitários de criação e compartilhamento on-line.
A mostra contou com a coordenação geral e curadoria da cineasta, atriz e diretora cênica Rejane Arruda, e a participação de 60 jovens do Ensino Público do Espírito Santo, orientados pelos artistas da Cia Poéticas da Cena Contemporânea Fagner Soares, Alberto Contarato, Rafael Teixeira e Leticia Dias com bolsa para o estudo e produção dos vídeos.
Os vídeos foram produzidos em oficinas: um artista produz um vídeo e o oferece a outro; que produz o seu e o oferece a mais um, assim sucessivamente, até todos se “contaminarem” pela videoperformance enquanto recebem orientação.
Com curadoria de Rejane Arruda, a mostra dos vídeos se subdivide em quatro capítulos: Bordas, Cordas, Nós e Portas.
Em “Bordas” estão os trabalhos com a linguagem mais experimental, que por destituírem as coisas dos próprios lugares, apontam para a borda que circunscreve seus espaços.
“Cordas” diz de um afeto exacerbado e levado às últimas consequências, em sua radicalidade e poética, nos interrogando sobre a sua natureza.
“Nós” diz respeito à costura através da qual o sujeito se constitui como ser social, muitas vezes a arte sendo o agente.
Em “Portas” estão aqueles trabalhos que apontam uma saída, ou transmitem um desejo de saída, especialmente em referência ao contexto pandêmico.
O projeto conta com recursos da Lei Aldir Blanc e apoio da Secretaria da Cultura (Secult) e Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, por meio do Edital de Artes Integradas.
SERVIÇO
ONDE: Canal da SOCA no Youtube
ACESSO: https://www.youtube.com/c/socaiassociacaosociedadeculturaearte
CATALOGO: https://www.socabrasil.org/c-o-n-t-a-g-i-o
DURAÇÃO: 44 minutos.
INDICAÇÃO ETÁRIA: 14 anos
REALIZAÇÃO: @socabrasil
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 999021627