Midiateca Capixaba lança o edital ‘Juventudes Conectadas’
A partir desta quarta-feira (29), a Midiateca Capixaba, plataforma digital da Secretaria da Cultura (Secult) que reúne o acervo material e imaterial cultural do Espírito Santo, lança o edital “Juventudes Conectadas”. O foco são jovens pesquisadores de 16 a 24 anos residentes da Grande Vitória. A seleção vai escolher oito bolsistas para desenvolver atividades relacionadas à comunicação, ao acervo e à conservação do projeto, que tem como principal objetivo o acesso a bens culturais locais para um número cada vez maior de cidadãos capixabas.
A Midiateca Capixaba conta com o acervo de seis espaços de cultura e arte do Estado (Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), Galeria Homero Massena (GHM), Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES), Museu do Colono, Palácio Anchieta e Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), além de diversos conteúdos audiovisuais e com uma equipe de profissionais e pesquisadores responsáveis pela estruturação, divulgação e manutenção da plataforma.
Os oito jovens selecionados atuarão em conjunto à equipe, em atividades presenciais e on-line, com uma bolsa mensal entre R$ 400,00 e R$ 800,00, com recursos da cooperação entre Fundo de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e Secult. Para além disso, os jovens atuarão no repasse de tecnologia para outros jovens do ensino regular público capixaba, estadual ou municipal, de acordo com as temáticas escolhidas pelos primeiros. A carga horária total dedicada ao projeto é de 20 horas semanais.
As inscrições podem ser feitas via formulário disponível no LINK DE INSCRIÇÃO .
leia o Edital no LINK DO EDITAL.
Ao longo dos nove meses de vigência, os pesquisadores vão passar por ciclos de formação e aperfeiçoamento nas áreas relacionadas, devidamente supervisionados e ainda com três acompanhamentos guiados por profissionais locais de destaque, com o intuito de aprimorar expertises e talentos. Os candidatos serão avaliados primeiramente por suas afinidades com o projeto, além de uma avaliação sóciocultural de caráter afirmativo, com preferência para pessoas negras e indígenas, mulheres, Pessoas com Deficiência e pessoas trans. A seleção também tem reserva de vagas para jovens residentes nos bairros de atuação do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, garantindo protagonismo periférico na proposta.
O prazo final para as inscrições é até dia 28 de abril, e a previsão de divulgação dos pré-selecionados é para a primeira quinzena do mês de maio. A lista será divulgada nas redes sociais da Midiateca e nos canais de comunicação oficiais da Secult.
Dúvidas? Email: midiateca.conectandojuventudes@gmail.com
Midiateca Capixaba
A Midiateca Capixaba, plataforma on-line e gratuita que reúne todo um acervo de documentos, fotografias, vídeos, matérias de jornal, músicas, artes gráficas, livros, obras de arte e filmes produzidos no Espírito Santo. Qualquer pessoa pode acessar a plataforma pelo link: www.midiateca.es.gov.br
Texto: Bolsista/pesquisador de comunicação do projeto Midiateca Capixaba Conectando: Diego Nunes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Erika Piskac / Juliana Nobre
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br