Manguinhos vai sediar Encontro Internacional de Capoeira (ACAPOEIRA)

Teve início nesta quinta-feira (31), o Encontro Internacional de Capoeira (ACAPOEIRA) que está acontecendo na Vila de Manguinhos, na Serra. O encontro tem o objetivo de valorizar e preservar a cultura da Capoeira e reunindo fazedores de cultura e capoeiristas do Espírito Santo, Brasil e da Europa, com programações que acontecem até este domingo (03).
O Encontro Internacional ACAPOEIRA é realizado anualmente no Espírito Santo, no primeiro final de semana do mês de agosto. Ele foi idealizado e mantido pelo Mestre Capixaba, que é o mestre de capoeira mais antigo (em atividade) do Estado. Nesta edição a programação conta com apresentações culturais de Maculelê, Banda de Congo, FANFACONGO, Sarau Poético, Palestras, Oficinas e claro, muita capoeira.
O encontro é considerado Internacional, pois o grupo ACAPOEIRA tem filiais em vários países e é tem como tradição a integração dos capoeiristas, de todo brasil e estrangeiros, no Espírito Santo. No decorrer dos anos, já participaram diretamente mais de 10 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos.
O evento carrega o propósito essencial de preservação de práticas culturais que envolve vários apelos como combate ao racismo, promoção da vida e da saúde, empoderamento feminino, convivência harmônica, cultura da paz, e principalmente conscientização e pertencimento cultural de raízes afro-brasileiras. Além de buscar a inclusão de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, e de pessoas com deficiência.
O projeto é uma realização do grupo ACAPOEIRA, com recursos do edital de Valorização das Culturas Tradicionais – Prêmio Mestre Astrogilda Ribeiro dos Santos, do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult). O patrocínio é da Associação Capixaba de Esporte e Lazer/Secretaria de Esporte, da Prefeitura da Serra e Associação Com Manguinhos. A Coordenação Geral está sob a responsabilidade do Mestre Capixaba, e a Produção Cultural de Christine Avelar e Morena Joffily.
Novos mestres
Durante a programação do sábado (02) acontece a formatura de dois novos mestres da cultura popular. A cerimônia tradicional é liderada pelo Mestre Capixaba que irá consagrar dois novos mestres Notório Saber, são os mestres Jeffinho-ES e o Arisco-Alemanha.
Vale ressaltar que atualmente no grupo ACAPOEIRA, esta graduação pertence a apenas dois capoeiristas, o próprio mestre Capixaba e o Mestre Gororoba do Rio Grande do Sul.
O Mestre Jeffinho-ES (Jefferson Azevedo), natural de Cariacica, 51 anos, dedica-se à capoeira há mais de 38 anos, sendo amplamente reconhecido pelo, especialmente na capoeira inclusiva. Há mais de 25 anos, atua com dedicação na APAE de Cariacica, promovendo inclusão e cidadania por meio da capoeira. É considerado um verdadeiro GRIÔ -um guardião de saberes e tradições- profundamente envolvido com as culturas populares, especialmente o Congo de Cariacica. Atualmente, ocupa o cargo de presidente da Associação das Bandas de Congo de Cariacica, contribuindo para a valorização e transmissão desses saberes a crianças, adolescentes e pessoas de todas as idades.
Já o Mestre Arisco-Alemanha (Marcel Bittoun), é natural de Frankfurt, tem 51 anos, e mais de 25 anos de atuação na capoeira, em sua cidade, na Alemanha, sendo o representante da ACAPOEIRA no país. Como Mestre De Notório Saber, ostentará a corda branca e vermelha, como símbolo de seu reconhecimento e contribuição à capoeira no continente europeu.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br