16/06/2017 15h54 - Atualizado em 19/06/2017 13h25

Maestro Helder Trefzger receberá a Comenda Jerônimo Monteiro

O maestro Helder Trefzger vai receber, nesta segunda-feira (19), às 18 horas, no Salão São Tiago, do Palácio Anchieta, a ‘Comenda Jerônimo Monteiro’, a mais importante condecoração oficial que o Estado pode oferecer a uma personalidade. A comenda é uma homenagem àqueles que exercem suas funções com excelência e mérito e que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento do Espírito Santo. A homenagem será concedida pelo governador Paulo Hartung.

O maestro Helder Trefzger também celebra, em 2017, 25 anos de carreira à frente da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses). Após a cerimônia de entrega, haverá um concerto especial da Oses, no mesmo local. O evento é aberto ao público.

Conheça um pouco da trajetória do maestro

Nascido no interior do Mato Grosso do Sul, Helder Trefzger – maestro titular da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) – não tinha uma tradição musical em sua família. Mas, aos 10 anos, sentiu um desejo enorme de mergulhar no universo da música erudita. Logo aprendeu a tocar violino e outros instrumentos de sopro, e depois participou da banda de música de Campo Grande (MS). Aos 16 anos, decidiu levar a sério a sua escolha e comunicou para sua família o desejo de estudar música. Mesmo sem muito incentivo, seguiu seu sonho e iniciou seus estudos em Música-Regência na Universidade de Brasília (UnB), onde teve aulas complementares com grandes mestres de Moscou, Manhattan e Roma.

Durante sua carreira musical, Helder ganhou bolsas de estudos no curso “The Moscow Conservatory in América”, em New Jersey e estudou com o maestro Francesco La Vecchia, no Festival de Anxio, na Itália. No Brasil, sua carreira se estende para vários estados, onde dirigiu como maestro convidado em importantes orquestras, como a Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica de Minas Gerais, dentre outras. Fora do Brasil, Helder regeu orquestras em Portugal, Itália, Polônia e Bulgária.

Desde que assumiu, há 25 anos, a Orquestra Sinfônica do Estado, Helder vem realizando uma extensa programação, com as séries ‘Concertos Sinfônicos’, ‘Concertos Didáticos’ e ‘Orquestra nas Escolas’, onde já apresentou a música clássica a mais de 40 mil crianças, Os projetos ‘Orquestra nas Ruas’ e o ‘Concertos para as Famílias’, que acontece nas manhãs de domingo também são de grande sucesso, pois mostram de maneira didática, para bebês, crianças e adolescentes, os instrumentos e seus sons peculiares. O último projeto de enorme repercussão de público e mídia é o “Rock Sinfônico” que já está caminhando para a sua terceira temporada no Teatro Carlos Gomes.

Levar a música para praças, escolas, ruas, igrejas, terminais rodoviários, centros comunitários e acolher o maior número de ouvintes possível. Esta é a causa que move o sonho do maestro Helder: mostrar ao público uma maneira popular, divertida, didática e fácil de escutar música clássica. O repertório, muito diversificado, contempla obras desafiadoras, de compositores clássicos como Mozart, Beethoven, Mahler, Shostakovich e mescla temas como as das trilhas sonoras de filmes, clássicos do rock’n’roll, congo, samba, entre outros.

Serviço:

Cerimônia de entrega da Comenda Jerônimo Monteiro ao maestre Helder Trefzger

Data: segunda-feira (19)

Local: Salão São Tiago, Palácio Anchieta. Centro. Vitória.

Aberto ao público.