Má Companhia realiza Encontro de Gestão de Espaços Culturais Independentes na próxima segunda-feira (06)

A Má Companhia, no Centro de Vitória, realiza na próxima segunda-feira (06), às 19h, o Encontro de Gestores Culturais, reunindo trabalhadores da cultura que administram espaços culturais independentes e representantes do poder público. A atividade, gratuita, busca discutir a necessidade de políticas de fomento voltadas para essas iniciativas — que possam ir além dos editais.
Participarão do debate o gestor de projetos da Secretaria da Cultura (Secult), Duílio Kuster; Didito Camilo, coordenador do Instituto Tambor de Raiz, em Conceição da Barra, no extremo norte do Estado; a coordenadora do escritório do Ministério da Cultura no Espírito Santo, Nieve Matos; e Ruth Rangel, produtora cultural do Espaço Thelema, no Centro de Vitória.
O projeto foi aprovado por meio do edital de manutenção de Espaços Culturais, da Secult, com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC), do Governo Federal.
A mesa terá mediação das coordenadoras da Má Companhia, Thalia Peçanha e Erica Vilhena. “A ideia, é para além de apresentar as demandas dos trabalhadores da cultura no que diz respeito à sustentabilidade dos espaços, é ouvir os representantes do poder público sobre o que está sendo pensado para atender essa necessidade: se já há iniciativas em andamento no Executivo e no Legislativo e se existem propostas a serem elaboradas”, destaca Thalia Peçanha.
Érica destaca que, no pós-pandemia da Covid-19, vivemos um processo de reconstrução da relação com o público, que teve seu modo de consumir bens culturais profundamente modificado.“Assim, essa proposta da Má Companhia tem o objetivo de mobilizar forças que atuam no centro de Vitória, para que, juntos, possamos pensar e planejar estratégias que ampliem as possibilidades de existir, e existir promovendo um fluxo de produção e difusão de arte e cultura, o que é, antes de mais nada, um dever do Estado em prover ao seu povo. Trata-se de gerar uma mobilização entre poderes públicos e privados, artistas, agentes culturais, enfim, todos que possam fortalecer o circuito cultural, que é diariamente visitado tanto pelo capixaba quanto por turistas”, diz.
Serviço:
Encontro de Gestores Culturais
Local: Má Companhia
Endereço: Rua Professor Baltazar, 152, Centro, Vitória
Horário: 19h
Atividade gratuita
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
ecultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br