Luiz Eduardo Neves lança o livro ‘Onde se vê música: o lugar do videoclipe de rap do Espírito Santo’
Na próxima quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, acontece o lançamento do livro “Onde se vê música: o lugar do videoclipe de rap do Espírito Santo”, de Luiz Eduardo Neves. Com entrada gratuita, o encontro será realizado às 18h na tabacaria Baze Club, em Vila Velha, e contará com a presença do DJ Jader Mansano, com uma playlist especialmente pensada para dar foco na cultura urbana e no rap, refletindo o espírito de resistência e inovação presente no livro.
O evento incluirá uma mesa de bate-papo, com intérpretes de Libras, mediada pela editora literária Marília Cafe. A conversa reunirá profissionais e pesquisadores para discutir o impacto do rap e da produção audiovisual na cultura urbana e nas dinâmicas sociais. Entre os convidados estão Patrícia Paveis, professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); Suellen Vasconcelos, cineasta premiada; e o escritor Marciel Cordeiro.
O projeto da edição e impressão são realizados com recursos do Fundo de Cultura do Estado (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
Sobre o livro
Publicado pela Editora Pedregulho, “Onde se vê música” explora a cena hip-hop do Espírito Santo, examinando como os videoclipes de rap atuam como plataformas de resistência e expressão cultural. Luiz Eduardo Neves, que é autor e produtor audiovisual, analisa o modo como o rap local dialoga com tendências globais enquanto preserva sua identidade regional e reflete questões sociais do Estado. Entre os videoclipes destacados na obra estão “Canção Infantil”, de Cesar MC, gravado em uma escola pública de Vitória, e “CherryBlossom”, de Solveris, que traz uma estética mais próxima do soul e do R&B. Outro exemplo é “Primavera Fascista”, um protesto social que reúne diversos MCs capixabas, e se consolidou como um símbolo de resistência.
“O livro busca entender como o videoclipe de rap não só promove a música, mas também reflete e amplia questões sociais importantes. No Espírito Santo, o rap se torna ainda mais significativo, pois conecta a voz das periferias e promove um movimento cultural que afirma identidades e questiona desigualdades”, destaca Neves.
Sobre o autor
Luiz Eduardo Neves é doutorando em Ciências Sociais pela UFES e mestre em Comunicação e Territorialidades. Idealizou projetos como o Cine Rap e o Panela Audiovisual, fomentando a cultura hip-hop capixaba e registrando as vozes de artistas independentes. Atualmente, atua também como jornalista e professor de Publicidade.
Serviço:
Lançamento do livro “Onde se vê música: o lugar do videoclipe de rap do Espírito Santo”
Data: 20/11 (segunda-feira)
Local: Baze Club - Rua Goiânia, 156, loja 7, Itapuã, Vila Velha
Horário: 18h
Entrada franca
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br