13/09/2024 14h00

LPG: Publicação infantojuvenil que celebra riqueza cultural de mitos indígenas terá lançamentos em setembro

Uma celebração da riqueza cultural dos mitos indígenas brasileiros promete encantar leitores de todas as idades. Isso é que promete a obra literária infantojuvenil “Curumim Yby: Menino Terra”, idealizada por Guilherme Nascimento, ilustrada por Edson Pedroza e que tem consultoria étnica de Thamilles Almeida Rodrigues, artista representante da Casa Roxa Cultural. Contemplada pelo Edital de Artes Integradas, da Lei Paulo Gustavo, a publicação terá lançamento em três eventos especiais em Centros de Referência da Juventude (CRJs) durante o mês de setembro: CRJ de Aracruz (quarta-feira, 18), CRJ de Santo Torquato, em Vila Velha (quinta-feira, 19) e CRJ de Cachoeiro de Itapemirim (sexta-feira, 20). Além da distribuição dos livros, a entrada também será gratuita.

A obra promete uma experiência enriquecedora, apresentando personagens inspirados em mitos indígenas e incorporando elementos interativos que conectam o leitor às tradições ancestrais. “Curumim Yby: Menino Terra” é uma coletânea de contos que explora a rica tapeçaria dos mitos indígenas, trazendo histórias que são tanto educativas quanto fascinantes. O livro inclui imagens para colorir e ilustrações autorais que trazem uma dimensão visual vibrante aos contos. Além disso, um QR code no livro leva os leitores ao alfabeto Tupi-Guarani, proporcionando uma análise contemporânea sobre os povos indígenas no Brasil e enriquecendo a experiência de leitura.

Consultoria Étnica e Supervisão Pedagógica

A obra conta com a consultoria étnica de Thamilles Almeida Rodrigues, uma artista da Casa Roxa Cultural com raízes indígenas pertencentes às aldeias Potiguaras. “Sua contribuição foi crucial para garantir a autenticidade e o respeito cultural nas narrativas apresentadas no livro, Thamilles, com sua experiência e conexão com as tradições indígenas, ajudou a moldar a obra para que representasse fielmente as histórias e valores dos povos indígenas”, afirmou o autor Guilherme Nascimento.

Além disso, o livro tem a supervisão pedagógica do mestre Iago Pereira dos Santos, cuja expertise assegura que o conteúdo educacional e cultural esteja alinhado com os princípios pedagógicos e seja adequado para o público infantojuvenil. Sua orientação contribui para que a obra não apenas tenha o caráter de entretenimento, mas também eduque e inspire os jovens leitores.

Sobre o Autor e Ilustrador

Guilherme Nascimento é o autor do livro e um artista e educador cultural renomado, comprometido com a promoção da diversidade e da inclusão cultural. Sua paixão pelos mitos indígenas se reflete em cada história do livro, oferecendo aos leitores uma janela para as tradições ancestrais.

Edson Pedroza, o ilustrador, traz vida e cor às histórias com suas imagens expressivas. Suas ilustrações não apenas complementam as narrativas, mas também proporcionam uma rica experiência visual que torna o livro ainda mais cativante.

Serviço:

Lançamento e Difusão da Obra Curumim Yby: Menino Terra

CRJ de Aracruz, 18 de setembro, quarta-feira.

Endereço: R. Quintino Loureiro, 242 - Centro, Aracruz

CRJ de são Torquato, Vila Velha, 19 de setembro, quinta-feira

Endereço: Rua César Alcure, 166, em São Torquato, Vila Velha.

CRJ de Cachoeiro, 20 de setembro, sexta-feira.

Endereço: R. Plínio Viêira Machado, 47 - Rubem Braga, Cachoeiro de Itapemirim.

Horário: sempre a partir das 16h.

Entrada e distribuição gratuita.

Cada evento contará com apresentações do livro, atividades de colorir e discussões sobre a importância da cultura indígena e a preservação de suas tradições.

Para mais detalhes sobre os eventos, horários e informações adicionais, visite o Instagram oficial da Casa Roxa Cultural ou acesse o site www.casaroxacultural.com.br.

Instagram: @casaroxacultural

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro