30/08/2019 17h20

Livros sobre a memória do Sítio Histórico de Muqui serão lançados neste sábado (31)

As obras tratam da arquitetura e história do maior sítio histórico do Espírito Santo.

Duas importantes obras sobre as memórias do Sítio Histórico de Muqui serão lançadas no próximo sábado (31), no Teatro Neném Paiva, no Centro de Muqui. As publicações “Arquitetura Urbana do Café em Muqui”, do arquiteto Genildo Coelho Hautequestt Filho, e o livro “Muqui e sua História – Um Museu a Livro Aberto”, da memorialista Sandra Lourenço. As publicações são resultado de anos de pesquisas realizadas sobre o maior sítio histórico do Estado. A entrada é franca.

O arquiteto Genildo Hautequestt, que trabalhou por 10 anos na gestão do patrimônio da cidade, iniciou sua pesquisa em 1998 com a realização dos primeiros levantamentos históricos e arquitetônicos que subsidiaram o tombamento de Muqui, efetivado no ano de 2000. Em seu livro, o autor discute as mudanças nas formas de morar na cidade a partir da análise de 26 casas.

A professora e memorialista Sandra Lourenço iniciou sua pesquisa em 2006. Ela é a responsável pela criação do Museu Virtual de Muqui, disponível do site da Câmara Municipal da cidade. Seu livro é fruto das pesquisas iniciadas por ocasião da criação do Museu Virtual.

O livro “Arquitetura Urbana do Café em Muqui” foi publicado pela Editora Milfontes, por meio do Edital 08/2018 de incentivo à produção e difusão de textos, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Já o livro “Muqui e sua História – Um Museu a Livro Aberto” foi publicado pela Editora ArtPrint com apoio do Sebrae/ES.

Local: Teatro Neném Paiva – Rua Coronel Marcondes, s/nº, Centro – Muqui

Data:31 de agosto, sábado