23/07/2025 18h02

Livros celebram memória do Quilombo do Degredo em lançamento na Flip, em Paraty (RJ)

Três obras literárias produzidas pela Associação dos Pescadores e Extrativistas do Quilombo do Degredo, localizada no município de Linhares, serão lançadas durante a programação de intercâmbio cultural da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro. Os livros — Segredos do Degredo: Entre tradições e memórias, Vozes do Degredo: Memórias Quilombolas e Guardiões da Memória: Mestres e Mestras do Quilombo do Degredo — terão lançamento na Livraria Muvuca, no Centro Histórico de Paraty (RJ), na próxima quinta-feira (31), às 20 horas. A entrada é gratuita.

O lançamento registra as vozes de mestres, mestras e jovens que mantêm vivas as tradições da comunidade, revelando a diversidade e a riqueza cultural que compõem a história do quilombo. Por meio dessas publicações, os autores quilombolas compartilham saberes, histórias e modos de vida do território tradicional, reforçando sua identidade, protagonismo e celebrando a produção cultural da Comunidade do Degredo.

A atividade faz parte da programação do projeto viabilizado pelo Edital nº 01/2025 – Circulação e Intercâmbio, do Fundo de Cultura do Estado (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

Serviço

Lançamento obras literárias produzidas pela Associação dos Pescadores e Extrativistas do Quilombo do Degredo

Data: 31 de julho de 2025 (quinta-feira)

Horário: 20 horas

Local: Livraria Muvuca, Rua Com. José Luiz, 255, Centro Histórico, Paraty, Rio de Janeiro

Programação: 

19h30 – Acolhida e recepção do público

 20h – Abertura e lançamento dos livros

20h15 – Roda de Conversa

21h – Sessão de autógrafos e confraternização cultural

21h30 – Encerramento

Realização: Associação dos Pescadores e Extrativistas do Quilombo do Degredo e Livraria Muvuca.

nformações: E-mail: adm.asperqdmatriz@gmail.com

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny

Schitine / Wigo Nunes / Julia Novais / Davi Batista

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard