26/12/2018 08h59

Livro sobre a Igreja do Rosário da Prainha será lançado dia 27

Com distribuição gratuita, o livro “A Igreja de Nossa Senhora do Rosário da Prainha do Espírito Santo” será lançado na quinta-feira 27, às 18 horas, na própria “igrejinha”, em Vila Velha.

A Igreja é, juntamente com a Igreja de São Cosme e São Damião, em Igarassu (PE), a mais antiga do Brasil com atividades litúrgicas regulares, tendo sido ambas erguidas originalmente em 1535, ano da chegada dos portugueses às terras capixabas.

O professor e jornalista José Antonio Martinuzzo é o autor do livro, que tem fotografias da professora e fotógrafa Rosane Zanotti, e está sendo lançado com o patrocínio do Instituto Sincades.

A publicação integra o projeto de restauração do templo, realizado, em 2016, pelo Instituto Modus Vivendi, sob encomenda da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Instituto Sincades, com acompanhamento e fiscalização do IPHAN, e apoio da Vale.

Além de contar a história dessa igreja histórica, tombada em 1950, o livro aborda a experiência do sagrado no cotidiano das sociedades, incluindo o papel dos tempos religiosos nesse processo e a trajetória da devoção a Nossa Senhora do Rosário, assim como todo o processo de restauração.

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard