Livro "O Mundo de Tita" convida crianças e famílias a celebrarem a beleza das raízes e da ancestralidade
![](/Media/Secult/_Profiles/c4d8c6e6/96d36a5/Renato%20Moulin%20(2).jpg?v=638747999632708290)
No dia 22 de fevereiro, às 19 horas, o Café Andorinhas, localizado na Barra do Jucu, será palco do lançamento de "O Mundo de Tita", novo livro infantil da escritora Juh D'Lyra. A obra conta a história de Tita, uma menina preta curiosa, que, a partir de uma simples pergunta na escola, embarca em uma jornada de autodescoberta e aceitação de seus cabelos e de sua identidade.
Com o apoio e o amor de sua mãe, Tita descobre que seus cachos são mais do que uma característica física. Eles são parte de uma poderosa conexão com sua história, suas raízes e a realeza de suas ancestrais.
Lançamento da editora capixaba Maré, o livro conta com ilustrações do designer Jean Cirilo e com o prefácio da poeta e realizadora audiovisual paulista Matriarcak. A obra foi realizada com recursos do Fundo Estadual de Cultura do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).
A autora Juh D'Lyra, que tem origem na periferia de Vila Velha, conta que traz muito de sua própria experiência para a história. "Quando eu era pequena, sofri muito por ter cabelo cacheado em uma sociedade onde a moda era ter cabelo liso. Conhecer o turbante foi um divisor de águas para mim; passei a enxergar a beleza e o poder do meu cabelo”, revela.
O turbante é um símbolo de empoderamento para meninos e meninas pretas que representa também uma coroa, diferente do padrão europeu que geralmente é idealizado. "’O Mundo de Tita’ é mais do que um livro infantil; é um convite para que crianças, pais e educadores reflitam sobre a importância da aceitação, do amor-próprio e do reconhecimento das raízes culturais e históricas”.
Sobre a escritora
Juh D’lyra é poeta, escritora e educadora e mobilizadora social, nascida em Vila Velha (ES) e crescida na Grande Terra Vermelha. Militante em movimentos sociais, dedica sua trajetória à promoção da cultura, da educação popular e à valorização das vozes periféricas. Autora de fanzines e organizadora de eventos poéticos como o Slam Quimera, Juh utiliza a palavra como ferramenta de transformação social, inspirando crianças e adultos a se conectarem com suas raízes e suas histórias
Sobre o ilustrador
Jean Cirilo é designer e ilustrador. Mora no Território do Bem e é graduando em design na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e atua na área desde 2019.
Serviço Lançamento do livro “O Mundo de Tita”
Data: 22 de fevereiro (sábado)
Horário: 19h
Local: Café Andorinhas. Rua das Andorinhas, 13 - Barra do Jucu, Vila Velha
Editora: Maré
Páginas: 24
Valor: R$ 40,00
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia
Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br