22/04/2024 11h13

Livro de crônicas ambientadas em São José do Calçado é lançado na Biblioteca Pública do Espírito Santo

Praça Pedro Vieira, em São José do Calçado, cenário das crônicas em “Olhos que Falam” (Foto: Tadeu Bianconi)

O município de São José do Calçado é cenário das crônicas reunidas no livro “Olhos que Falam”, que será lançado nesta terça-feira (23), a partir das 19h, na Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), em Vitória. Os autores são Herculano Teixeira de Siqueira e Oscar Rezende, tio e sobrinho, nascidos naquela cidade.

O título do livro surgiu quando Herculano – falecido em 2019, aos 81 anos – estava internado em um hospital. Com o corpo debilitado, a voz não saía mais. Então, a comunicação do tio com o sobrinho se dava por meio dos olhos.

Na época, Oscar Rezende mantinha o site “O Broinha”, uma revista on-line que criou para retratar a história de São José do Calçado e sua gente. Herculano, sob o pseudônimo de João Hertesi, era um dos colaboradores mais assíduos da publicação. Seus textos, segundo o sobrinho, eram deliciosos e irônicos, lembrando Machado de Assis, que admirava e lia vorazmente.

“Minha intenção era publicarmos juntos um livro de crônicas que contasse um pouco das nossas histórias familiares, entrelaçadas com as de São José do Calçado. Mas o projeto não vingou! Ele não gostava muito de se expor. Dizia que sua escrita não despertava o interesse de ninguém”, conta Oscar Rezende.

Segundo ele, quando publicou seu primeiro livro de crônicas, “Nas Curvas do Tempo”, acreditava que o lançamento seria uma oportunidade de motivar o tio a publicar uma obra também. Contudo, Herculano faleceu poucos dias antes do evento.

“Agora resolvi resgatar as crônicas que ele publicou em ‘O Broinha’, juntar com outras crônicas que escrevi e publicar este livro. Minha intenção, além de homenageá-lo, é deixar registrados os seus escritos que contam um pouco da história da nossa família e da cidade de São José do Calçado, microcosmo de muitas cidades do interior do Brasil”, afirma Rezende.

Os autores

Oscar Luiz Teixeira de Rezende nasceu em São José do Calçado. Viveu a infância na Fazenda Velha e a adolescência na sede do município. No início da fase adulta, mudou-se para Viçosa, Minas Gerais, para estudar. Hoje, mora em Vitória. É membro da Academia Calçadense de Letras e autor dos livros “Nas Curvas do Tempo” e “Vida e Morte à Sombra do Jaspe”.

Herculano Teixeira de Siqueira nasceu em 1938, também em São José do Calçado. Aos 19 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro. Graduou-se em Engenharia de Infraestrutura pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e encerrou sua carreira militar como coronel, dedicando-se a viajar e escrever. Faleceu em 2019.

Serviço:

Lançamento do livro “Olhos que Falam”

De Herculano Teixeira de Siqueira e Oscar Rezende

Quando: 23/04 (terça-feira)

Horário: às 19h

Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo, Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória

Entrada gratuita

Contato: (27) 3137-9351



Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard