15/10/2021 17h33

Livro aborda produção audiovisual experimental do Estado nos últimos 40 anos

Rasuras – 40 anos de Vídeo Experimental no Espírito Santo, de Erly Vieira Jr, que ganha lançamento virtual, na próxima segunda-feira (18)

Apresentar um recorte abrangente da produção audiovisual das últimas quatro décadas a partir da experimentação. Essa é a proposta do livro Rasuras – 40 anos de Vídeo Experimental no Espírito Santo, de Erly Vieira Jr, que ganha lançamento virtual, na próxima segunda-feira (18), às 19 horas, com uma live no perfil da Editora Cousa (@editoracousa) e do próprio autor (@erlyvieirajr) no Instagram. O evento terá a mediação do jornalista Leonardo Vais e o e-book da publicação será liberado para download gratuito e também serão abertas as inscrições para um minicurso com base no livro. 

 O livro Rasuras - 40 anos de Vídeo Experimental no Espírito Santo é um projeto contemplado no edital da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) nº. 005/2019: Seleção de Projetos Culturais Setoriais de Audiovisual no Espírito Santo.

 A publicação é resultado de uma pesquisa empreendida por Erly Vieira Jr. desde 2003 e traz um mapeamento de 217 obras, de 81 realizadores audiovisuais diferentes, entre os anos de 1979 e 2020. Destas, 143 trabalhos são analisados detalhadamente no projeto. A obra traça um percurso que atravessa as principais linhas de força da produção audiovisual do Espírito Santo, com experiências pioneiras em videoinstalação, videoarte, videodança e videoperformance, além do filme-dispositivo e do filme-ensaio.

 “Para falar de vídeo experimental, eu entendi que precisaria pensar uma metodologia de pesquisa específica e também uma forma de estruturar o texto, aliando informações históricas, coletadas nos documentos de época, imprensa, catálogos de mostras, livros dedicados à produção daqui com informações referentes aos processos criativos e modos de realização bastante diversificados entre si - coletados em entrevistas e conversas diversas com esses artistas durante esses anos todos, inclusive tentando entender melhor o lugar que cada trabalho ocupa no conjunto da obra de cada pessoa ou coletivo”, pontua o autor sobre o processo de pesquisa para a realização do trabalho.

 Em suas 260 páginas, o livro apresenta textos que abordam desde a primeira videoinstalação apresentada no Espírito Santo, a obra Taru, do artista Nenna, em dezembro de 1979, na Galeria Homero Massena, até trabalhos recentes e destaque na produção contemporânea no campo das artes visuais no Brasil, de nomes como Castiel Vitorino Brasileiro, Fredone Fone, Gabriel Menotti, Gui Castor e Rubiane Maia. “Busquei fazer um enfoque crítico que acho fundamental para compreender melhor essa produção no seu conjunto, bem como as questões estéticas, políticas e éticas que a atravessam, tanto coletiva quanto individualmente”, explica Erly Vieira Jr.

“É um texto que mistura mapeamento histórico, informações de processo criativo e ensaio crítico”.

 História 


Para Erly Vieira Jr. lançar o livro Rasuras é uma oportunidade de ampliar e revisitar a história da produção cultural do Estado. “É importante entender que há lacunas, omissões, ausências nesses recortes - e por isso acredito que este livro não é definitivo (aliás, nenhum dos que publiquei), mas sim um ponto de partida para que outros estudos sejam feitos e lancem outros olhares para o audiovisual feito no Espírito Santo”.  

 Entre as obras pioneiras analisadas, incluem-se Formólia (1986), de Paulo Sérgio de Souza e Ricardo Néspoli, considerada a primeira videoarte realizada em terras capixabas; a videodança Via Sacra (1988), de Magno Godoy; a videoarte Graúna Barroca (1989), de Ronaldo Barbosa, multipremiada internacionalmente; o filme-ensaio TV Reciclada (1991), de Arlindo Castro e Ronaldo Barbosa; e os experimentos em videoperformance realizados no final dos anos 1980 pelo coletivo Éden Dionisíaco do Brasil.

 Erly Vieira Jr. acredita que a publicação pode ser um ponto de partida para que outros pesquisadores ampliem o debate e joguem luz sobre o processo de inclusão no meio artístico. “Para que também sejam problematizadas as ausências históricas - os porquês de certos grupos sociais só terem acesso aos meios de produção a partir de determinados momentos históricos, as mudanças de discursos e temáticas presentes em cada época, tudo isso nos ajuda a compreender melhor as relações entre o audiovisual e a sociedade, as formas como cada época enxerga sua diversidade cultural - e, a partir daí apontarmos para outros futuros, mais inclusivos, mais diversos, mais ousados em todos os sentidos”.

 Download e minicurso 

 O livro Rasuras – 40 anos de Vídeo Experimental no Espírito Santo estará disponível para download gratuito a partir do dia 18 de outubro. No mesmo dia estarão abertas as inscrições para o minicurso Rasuras, que acontecerá gratuitamente nos dias 03, 04 e 05 de novembro de 2021, das 15h às 18 horas, por meio da plataforma Google Meet. Nas aulas, a proposta é ampliar o debate sobre as obras analisadas no livro. 

 Para se inscrever e/ ou baixar o livro basta acessar o endereço https://rasuras.tumblr.com/. Outras informações sobre a publicação podem ser acessadas em @rasuraslivro. “A cada novo trabalho de resgate da memória audiovisual capixaba, penso menos num mero culto em torno de quem inventou esta ou aquela roda, mas sim em como podemos, ao conhecer mais e mais nossa história, reinventar outras rodas, cada vez mais afeitas ao tipo de futuro que imaginamos para nós e para a sociedade em que vivemos", disse Erly Vieira Jr. 

 

A edição impressa do livro tem previsão de lançamento para o mês de novembro, e estará em pré-venda no site da Editora Cousa (https://cousa.minestore.com.br/), após a realização da live. 

 

Sobre o autor 

 

Erly Vieira Jr é cineasta, curador, escritor e pesquisador na área audiovisual. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2012), é professor do Departamento de Comunicação Social e do POSCOM-Ufes. Realizou dez curtas-metragens, entre documentários e ficções, exibidos em diversos festivais dentro e fora do Brasil. É autor dos livros Marcus Vinícius – A Presença do Mundo em Mim (2016), Plano Geral – Panorama Histórico do Cinema e Vídeo no Espírito Santo (2015), Exercícios do Olhar, Exercícios do Sentir (2019), Realismo Sensório no Cinema Contemporâneo (2020) e Rasuras – 40 anos de Vídeo Experimental no Espírito Santo (2021). Desde 2012, é um dos curadores do Festival de Cinema de Vitória. É integrante do coletivo cultural Baile.

 

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac / Sandra Freitas

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 999021627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es/

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard