26/05/2023 17h24

LICC: Projeto realiza formação em audiovisual para alunos da rede pública em Vargem Alta

Como contrapartida do projeto de série documental “Montanhas Contemporâneas Capixabas”, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult), a oficina “Olhares Sensíveis” foi realizada em três escolas do município de Vargem Alta, na quarta-feira (24) e na quinta-feira (25).

A atividade mobilizou cerca de 60 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 8 e 16 anos, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Pedro Milaneze Altoé, da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEFM) e Médio Presidente Lüebke e da EMEB João Domingos Fassarella.

As oficinas, que foram conduzidas por Diego Locatelli, diretor da série documental, foram realizadas utilizando-se de recursos simples, como as câmeras dos próprios aparelhos de telefone celular. A partir disso, os estudantes aprenderam os fundamentos sobre planos, movimentos de câmera, iluminação e criação de roteiro, entre outros aspectos teóricos e práticos.

De acordo com ele, o olhar contemporâneo proposto pelos dispositivos digitais tangencia os modos de produção de imagem atuais, que fazem parte da construção de identidade de um lugar.

“Nesse sentido, quando estimulamos os alunos a produzirem seus próprios registros, também promovemos o estímulo à documentação do seu cotidiano e o diálogo entre desejo/ficção e fatos/documental”, ressalta Diego Locatelli.

Na oficina, os alunos aprenderam a se organizar e produzir uma peça audiovisual, com atividades de produção de roteiro, storyboard, gravação, edição e análise dos filmes realizados. “Os resultados foram muitos bons e revelam o potencial criativo que há nesses alunos. Foi uma oportunidade para conhecer um pouco mais de suas inspirações”, acrescenta o diretor.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

(27) 3636-7111 / (27) 99753-7583 / (27) 99902-1627

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard