22/02/2024 15h21

LICC: projeto Narrativas Periféricas encerra atividades com programação cultural aberta ao público

Inauguração das 14 gibitecas, em dezembro de 2023, na Unidade de Internação Metropolitana (Foto: Ana Luzes)

Uma programação cultural diversificada vai marcar o encerramento do projeto Narrativas Periféricas, que tem entre suas atrações campeonato de xadrez, concurso de cosplay, roda de conversa, lançamento de histórias em quadrinhos e de uma websérie, além de exposições. O evento NarraPerifa Conecta, aberto ao público, acontece neste sábado (24), das 10h às 17h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), em Santo André, região da Grande São Pedro, Vitória.

Uma das exposições apresenta registros da Formação em Quadrinhos e da montagem das Gibitecas, criadas pelo Narrativas Periféricas nas Unidades Socioeducativas. A programação conta ainda com o Beco dos Artistas; Espaço Menó Nerd, com jogos de tabuleiro, pecinhas, pipoca, materiais para colorir e montar; games/quiz; clube de xadrez, e DJ Tiaguim, animando o evento com muita música.

Entre 10h30 e 13h, acontece o one-shot de RPG com o coletivo Feudo Rosa, da Serra, em comemoração ao Dia Nacional do RPG, celebrado na mesma data do evento.

A partir das 13h, será realizado um concurso de cosplay. Às 14h, o evento continua com a roda de conversa “Quadrinhos:  educação no cárcere”, seguida de apresentação de slam. Às 15h30, será lançada a HQ “NarraPerifa”, produzida pelos participantes e educadores da Formação em Quadrinhos, realizada em outubro de 2023, além do lançamento da websérie do Projeto Narrativas Periféricas.

Karlili Trindade, coordenadora do Narrativas Periféricas (Foto: Ana Luzes)Karlili Trindade, coordenadora do Narrativas Periféricas (Foto: Ana Luzes) Coordenadora geral do projeto, Karlili Trindade afirma que, passados quase sete meses do início do Narrativas Periféricas, o momento é de celebração. “Eu só tenho a agradecer a todo mundo que se encantou com o projeto, desde o início, e trabalhou incansavelmente para fazê-lo acontecer. Os resultados falam por si, com um monte de gente transformada, valorizada, visibilizada, se sentindo segura e tendo voz. Cada um construindo sua própria história. O NarraPerifa foi o ponto de encontro das nossas histórias e deu certo demais”, comemora.

Judeu Marc, da produtora Karatapa Filmes, que dirigiu a websérie a ser lançada no evento, ressalta que a abertura ao diálogo e, sobretudo, à escuta foi a característica do projeto que mais lhe chamou a atenção. “As pessoas são protagonistas de suas próprias narrativas. Não é um laboratório, um experimento social. É algo que já existe. Foi impactante para mim poder organizar nossas ideias, mostrar nossa autoestima, nossa perspectiva como protagonistas. Me sinto honrado por ter feito parte disso.”

Realizado pela Ciclo Escola, o projeto Narrativas Periféricas tem patrocínio da empresa Transportadora Associada de Gás (TAG), viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult). Conta ainda com apoio da Associação indígena Tupiniquim e Guarani (AITG), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória.

Histórico

O Narrativas Periféricas teve início com uma Formação em Quadrinhos, em outubro de 2023, voltada às juventudes indígena, negra, periférica e da comunidade LGBTQIA+. Um grupo de participantes dessa formação foi selecionado para ministrar oficinas de quadrinhos em janeiro de 2024, nas Unidades Socioeducativas do Espírito Santo. Cada um recebeu uma bolsa de R$ 1.200 para atuar como instrutores. Também foi selecionada uma participante indígena ministrar a oficina na Associação Indígena Tupiniquim e Guarani, na aldeia Caieiras Velha, Aracruz.

No início de dezembro de 2023, o Narrativas Periféricas realizou a entrega de 14 gibitecas nas Unidades Socioeducativas do Espírito Santo, possibilitando aos socioeducandos acesso à leitura de quadrinhos, mangás, graphic novels, fanzines e cordéis, entre outras produções do universo geek.

A construção das gibitecas envolveu a aquisição de 60 almofadas e pufes, como parte do mobiliário, 163 metros de tatame, 3.600 exemplares para os acervos, além de 450 metros de área grafitada, já que cada gibiteca conta com painéis em grafite pintados por um time de 12 artistas: Camaleão, ED Brown, Fel, Fredone, Jotta, Karen Valentin, Luhan Gaba, Menoon, Rudinho, Starley Bonfim, Nico e Thiago Balbino. Já nas unidades de semiliberdade, foram realizadas oficinas de grafite para criar os painéis.

O acervo das gibitecas é composto por exemplares doados durante uma campanha realizada em Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e Vitória. Exemplares também foram comprados em sebos, editoras e diretamente com autores negros e periféricos. O objetivo é possibilitar aos socioeducandos, que representam um recorte específico da periferia, entrar em contato com obras de artistas que também são periféricos, estimulando seu engajamento no universo geek a partir da identificação com seus pares.

Serviço:

NarraPerifa Conecta

Quando: 24/02 (sábado)

Horário: das 10h às 17h

Local: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), Rua 23 de Abril, 35, Santo André, Vitória

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

Whatsapp: (27) 99753-7583