12/12/2023 12h27

LICC: praça central de Feu Rosa, na Serra, é palco de festival internacional de arte urbana

Palco do Origraffes na edição de 2022: festival promove uma celebração à arte urbana (Fotos: Divulgação)

Chegando à sua sexta edição, o Festival Origraffes celebra a arte urbana com uma extensa programação que abrange ações de pintura coletiva (graffiti), batalhas de MCs e de breaking, slam de poesia, campeonato de skate e atrações musicais, entre outras atividades culturais. O evento acontece entre os dias 15 e 17 de dezembro, na praça central de Feu Rosa, Serra, com uma programação inteiramente gratuita, sempre das 9h às 23h.

Expressão artística urbana realizada em espaços públicos, lançando mão de técnicas mistas de pintura para transmitir mensagens, instigar reflexões ou representar identidades culturais, o graffiti está no cerne do festival. Por isso, os moradores do bairro e demais responsáveis por imóveis públicos e privados autorizaram a realização de uma pintura coletiva em seus muros. Ação que pretende transformar o local em uma galeria a céu aberto.

Para a edição deste ano, inscreveram-se ao todo mais de 700 artistas urbanos. Entre eles, foram selecionados 263 grafiteiros brasileiros, colombianos e chilenos. O trabalho de curadoria foi realizado pelo iÁ Estúdio — que promove o festival —, tendo como foco a diversidade estética dos grafiteiros, no intuito de construir intercâmbios entre a arte urbana, a periferia e o público do festival.

O Festival Origraffes tem patrocínios da ES Gás e da EDP, viabilizados por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult). A programação conta ainda com parcerias da Prefeitura Municipal da Serra, da Associação de Moradores de Feu Rosa, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marinete de Souza Lira, Maely OOH, Renove Colchões, Grupo Coroa, Tekbond Saint-Gobain e Cine Metrópolis, por meio da Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Serviço:

Origraffes – Festival Internacional de Arte Urbana

Quando: de 15 a 17 de dezembro

Local: Praça Central de Feu Rosa, Rua das Avencas, 172, Feu Rosa, Serra

Mais informações no site do Origraffes

PROGRAMAÇÃO:

Pintura coletiva

Neste ano, foram selecionados 263 artistas urbanos para pintar, em até 72 horas, os muros mapeados e autorizados previamente pela equipe do festival. Essa galeria a céu aberto preenche um raio de 3km a partir da Praça Central de Feu Rosa.

De 15 a 17 de dezembro, a partir das 9h.

Sound system

Já no início da manhã, DJs vão criar uma atmosfera musical para os artistas, enquanto realizam suas pinturas pelo bairro. Por meio de aparelhagens de som no estilo sound system, apresentam-se Felipe Borba, Rastrick Lion, Marol Raiz (Ufodub), Mr. Tee Selectah (GF Posse), Sistah Ilú, Thaís Apolinário, Maré Selectah (Original Rajada) e Carioca (Fusion Dub). Além disso, haverá tendas alternativas com as sonorizações de Homerbtz, Murilo Ere, Giovanni Urso, DJ L3nda e Vini Sá.

De 15 a 17 de dezembro, a partir das 10h.

Batalha de breaking

Em 2023, a produção do Origraffes fez conexão com o evento “Certo pelo certo”, de Salvador, Bahia, realizando uma seletiva de dançarinos. Os campeões daquela batalha estarão presentes no festival para competir junto com outros 32 dançarinos de diversas partes do Brasil — selecionados por meio de chamamento público.

De 15 a 17 de dezembro, a partir das 15h.

Slam de poesia

Entre setembro e outubro, foram realizadas três seletivas de poesia em parceria com o Slam Ruínas, o Slam Forte e o Slam da Orla. Os dois campeões de cada um dos três eventos garantiram vagas para disputar a final no palco principal do Origraffes, com prêmios em dinheiro.

De 15 a 17 de dezembro, a partir das 18h.

Atrações musicais

O palco do festival recebe importantes artistas do rap local e nacional. Na sexta-feira (15), fazem shows a banda Cinza (ES), o rapper Sant (RJ) e MC Marechal (RJ), além dos DJs residentes Erik Jack e LDFli. No sábado (16), sobem ao palco o grupo Preta Roots (ES) e os rappers da Laboratório Fantasma: Kamau e Drik Barbosa (SP). Nos intervalos, os DJs Tiaguim e Gegeo animam o público. Por fim, no domingo (17), toda a programação musical fica sob o comando da DJ Negana.

De 15 a 17 de dezembro, a partir das 18h.

Campeonato de skate

A disputa será no formato de best trick, com premiação das melhores manobras executadas pelos competidores, incluindo obstáculos de solo, rampa e corrimão. Ao todo, serão oferecidas 20 vagas para competidores masculinos, femininos, LGBTQIAP+ e PCDs.

Dia 17 de dezembro, a partir das 13 horas, com inscrições no local.

Batalha de MCs

A parceria com o Mar de Monstros prospectou quatro seletivas prévias nas regiões central, norte e sul do Espírito Santo. Os campeões de cada uma chegam ao palco principal do Origraffes para disputarem a batalha final, no estilo bate e volta, com mais quatro MCs convidados, sendo três de São Paulo e um do Distrito Federal. Além de um troféu, todos os MCs vão receber prêmios em dinheiro.

Dia 17 de dezembro, a partir das 19 horas.

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br