23/10/2023 17h55

LICC: Narrativas Periféricas realiza campanha de doação de histórias em quadrinhos para unidades socioeducativas

O projeto Narrativas Periféricas deu início a uma campanha de doação de histórias em quadrinhos para as unidades socioeducativas do Espírito Santo. As publicações a serem doadas incluem mangás, graphic novels, fanzines e cordéis. As doações podem ser feitas até 30 de outubro em diferentes pontos de arrecadação localizados em Vitória, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim.

É importante que os exemplares arrecadados estejam em bom estado de conservação, pois o objetivo é que façam parte dos acervos das gibitecas que estão sendo montadas nas unidades socioeducativas. Em Vitória, as doações podem ser feitas no Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), no bairro Mário Cypreste. Em Linhares, na Biblioteca Pública Municipal Antônio de Azevedo, no Centro. Em Cachoeiro de Itapemirim, na Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva, no Centro.

Além dos exemplares doados, os acervos contarão com mais 250 unidades adquiridas pelo projeto Narrativas Periféricas, e haverá ainda um mobiliário com prateleiras para colocar os exemplares, mesa de centro, caixotes, dois pufes, três almofadas e tatame. As gibitecas também terão painéis em grafite. Para isso, o projeto conta com um time de 12 artistas.

A previsão é de que até 30 de outubro as gibitecas estejam prontas. A gestora cultural do projeto, Karlili Trindade, afirma que, como a iniciativa trata de narrativas periféricas, a ideia de se criar as gibitecas nas unidades socioeducativas atende a jovens que representam um recorte específico da periferia.

“Normalmente as unidades socioeducativas estão nas contrapartidas do projeto, poucas atividades culturais são realizadas internamente, mas o projeto é destinado a esses jovens, com o objetivo de garantir direito à cultura e acesso à literatura. E o contato com a literatura popular possibilita uma espécie de liberdade de conhecimento, de imaginação e de possibilidades. A ideia não é humanizar nada, mas garantir direitos”, afirma ela.

No estado, há 12 unidades socioeducativas. A Unidade de Internação Provisória I (Unip I), em Cariacica, contará com três gibitecas – uma em cada moradia, já que o trânsito entre os espaços é limitado. As demais unidades receberão uma gibiteca cada uma. São elas: Unidade de Internação Provisória II (Unip II), Unidade Feminina de Atendimento Inicial, Internação Provisória e Internação (UFI), Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) e Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), em Cariacica; Unidade de Internação Socioeducativa Norte (Unis) e Unidade de Internação Provisória Norte (Unip), em Linhares; Unidade de Internação Socioeducativa Sul (Unis); e Unidade de Internação Provisória Sul (Unip), em Cachoeiro de Itapemirim.

Há também duas Casas de Semiliberdade, na Serra e em Vila Velha. Neste município, existe ainda a Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro). “A campanha de doação é um chamado para que a população olhe para os jovens que ali estão. Um jovem disse para nossa equipe durante uma atividade: ‘As pessoas passam pela unidade e não imaginam que aqui dentro tem gente’. Muita gente precisa ser enxergada na dinâmica social. A sociedade precisa lidar com esse problema da juventude encarcerada, resultado de inúmeras ausências, violências e desigualdades”, afirma Karlili Trindade.

O projeto Narrativas Periféricas é realizado pela Ciclo Escola, que atua nos eixos cultura, cidade e sociedade, com ações formativas, dialogais e de gestão e produção cultural. A iniciativa conta com patrocínio da Transportadora Associada de Gás (TAG), viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult), além de apoio do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória.

Locais para doação:

Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase)

Avenida Dário Lourenço de Souza, 110, Mário Cypreste, Vitória

Biblioteca Pública Municipal Antônio de Azevedo

Rua Professor Jones, 1583, Centro, Linhares

Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva

Rua 25 de Março, 106, Centro, Cachoeiro de Itapemirim

Mais informações pelos canais do projeto no Instagram (@narraperifa e @cicloescola), pelo e-mail projetos@cicloescola.com.br e pelo WhatsApp (27) 99657-6252.

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br