31/08/2023 16h33

LICC: mais de 240 crianças e adolescentes cantam em evento que celebra o aniversário de Vitória

Apresentação da sexta edição do “Presente para Vitória”, realizada em 2022 (Foto: Associação Alef Bet)

Na semana em que se comemoram o Dia da Independência do Brasil e o aniversário de 472 anos da cidade de Vitória, a Associação Alef Bet promove um evento cultural na Escadaria São Diogo, Centro de Vitória, nesta terça-feira (05), a partir das 18h. Na ocasião, vão se apresentar mais de 240 crianças e adolescentes, com idades entre 5 e 17 anos – em sua maioria, estudantes das redes municipal estadual de ensino, atendidos pelo projeto Música e Artes na Capital Vitória

Intitulado “Presente para Vitória, capital do Estado do Espírito Santo”, o evento – que está em sua sétima edição – contará com a participação de 50 jovens músicos da Banda Júnior da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), da Orquestra de Cordas da Fafi, 15 músicos da Associação Alef Bet e oito músicos convidados, além de duas classes de dança da Fafi, com uma programação prevista para durar até as 20h. A organização conta ainda com cerca de 20 voluntários e colaboradores trabalhando para garantir a boa realização do evento.

Com as apresentações ocupando espaços históricos e públicos, a iniciativa visa resgatar a memória cultural urbana da capital capixaba, promovendo ainda um repertório musical inclusivo, que valorize o respeito às diferenças e promova a acessibilidade das pessoas com deficiência. De acordo com a organização do evento, tanto a Praça Costa Pereira quanto a Escadaria São Diogo, além de serem locais que se consolidaram como marcos na história da cidade, possibilitam a todas as pessoas o acesso e a visibilidade das apresentações culturais.

Neste ano, a temática do evento é “Vem pra Vitória”, que tem como base a canção autoral homônima de Larissa Almeida, com arranjos de Almir Paulo. A proposta é dar destaque aos locais turísticos, à culinária e às riquezas naturais e culturais que serviram de inspiração a poemas e canções de diversos autores capixabas, de norte a sul do estado, cantando e exaltando as belezas do Espírito Santo.

O evento conta com três “personagens” que vão narrar a história de como surgiu a ilha de Vitória: Panela de Barro (representada por Anna Catharina Izoton), Água de Coco (por Danielle Segóvia) e Paneleira (por Sandra Machado).

A canção “Vem pra Vitória” foi feita especificamente para a sétima edição do evento. “É uma homenagem à nossa cidade e tentei valorizar os ritmos capixabas. A letra veio de uma pesquisa sobre a capital, privilegiando a região do Centro, berço da nossa cidade. Nela, resgato minhas memórias de infância, como as lembranças do querido Parque Moscoso. Os aromas, as praias, as pessoas, o comércio, tudo isso me inspirou. E nada mais encatador do que ver essa mensagem ser transmitida pelas vozes de crianças e adolescentes ressoando a importância do cuidado e da valorização do lugar onde vivemos”, afirma Larissa Almeida, autora da canção.

Voluntária na Associação Alef Bet, da qual faz parte desde a fundação, Larissa Almeida tem formação em música e é servidora da rede municipal de ensino (atualmente, cedida para a Secretaria Municipal de Cultura). Seus trabalhos como compositora surgiram de necessidades encontradas no dia a dia de uma escola onde lecionava. “Paralelamente a isso, nasceram composições sobre o meio ambiente, que têm um cantinho especial no meu coração e que são muito utilizadas pelo projeto de música da Alef Bet”, acrescenta ela.

Vinculado ao projeto Música e Artes na Capital Vitória, o evento teve início em 2017 (Foto: Associação Alef Bet)Vinculado ao projeto Música e Artes na Capital Vitória, o evento teve início em 2017 (Foto: Associação Alef Bet)

A cada edição, os realizadores do evento escolhem um personagem brasileiro para ser homenageado. Em 2017, foi o poeta Gonçalves Dias, com “Canção do Exílio”; em 2018, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, com “Samba de Tiradentes''; em 2019, Pedro Álvares Cabral. Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, o evento foi adaptado para funcionar como um circuito musical solidário, com apresentações simultâneas em cinco pontos do centro histórico da capital.

No ano de 2021, a homenagem foi ao escritor Machado de Assis; em 2022, ao músico e compositor Heitor Villa-Lobos, com o tema “Vamos todos cirandar: a história do homem que fez o Brasil cantar”, composição de Anna Cláudia Perin Vidigal e Larissa Almeida.

Com patrocínio da ES Gás, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult), o evento é realizado pela Associação Alef Bet. Conta ainda com apoio da Prefeitura Municipal de Vitória, da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) e da Banda Júnior da Polícia Militar.

Serviço:

Presente para Vitória, capital do Estado do Espírito Santo