08/08/2023 17h35

LICC: Instituto Últimos Refúgios produz livro sobre Área de Proteção Ambiental em Vitória

Com o objetivo de valorizar a abundante biodiversidade costeira da região litorânea de Vitória e promover a sensibilização da comunidade capixaba para a importância da Unidade de Conservação marinha da capital, a Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas será tema de um livro produzido pelo Instituto Últimos Refúgios.

A obra “Baía das Tartarugas: riqueza marinha na capital do Espírito Santo” alia fotografia e texto criando um conteúdo inédito que explora a relação entre a natureza e a cultura local.

Um esforço inédito do instituto é a realização de uma consulta pública aberta à comunidade para sugestões de temas e conteúdos a serem abordados na publicação. Como ponto de partida, o idealizador do projeto, Leonardo Merçon, mediou um bate-papo on-line aberto ao público apresentando a estrutura inicial dos capítulos da obra, além de abrir um momento para sugestões e comentários, ocasião em que foi apresentado o formulário oficial de sugestões para o livro.

As sugestões serão avaliadas pela coordenação editorial do projeto e, posteriormente, será realizado um contato de alinhamento para integrá-las à obra. As colaborações serão aceitas até 18 de agosto, momento em que será iniciada a criação do conteúdo.

Tartaruga-marinha (Foto: Leonardo Merçon)Tartaruga-marinha (Foto: Leonardo Merçon)

O projeto é uma realização do Instituto Últimos Refúgios, a partir do Projeto de Conservação Baía das Tartarugas, e conta com patrocínio do Grupo Águia Branca, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult).

A iniciativa tem ainda apoio da Grafitusa e parceria da Prefeitura de Vitória, o lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2024 e integra uma iniciativa que envolverá ainda ações de educação ambiental nas escolas públicas, campanhas de sensibilização nas praias, exposições e uma série audiovisual.

Sobre o livro

“Baía das Tartarugas: riqueza marinha na capital do Espírito Santo” é um projeto fotográfico que culminará em um livro e outras ações sensibilizadoras com objetivo valorizar a grande biodiversidade marinha da região, promover a sensibilização dos capixabas por meio da educação ambiental e somar esforços na busca de alternativas para questões sociais frequentes na área.

Como produto artístico-cultural, o projeto ainda tem como compromisso fomentar o turismo local e, consequentemente, aumentar o potencial de geração de emprego e renda para a comunidade do entorno.

Para a produção do material, o fotógrafo de natureza Leonardo Merçon se lançará em uma jornada fotográfica subaquática e na restinga (além da curadoria das imagens já captadas ao longo da última década), dentro da APA Baía das Tartarugas, que abrange toda a Baía do Espírito Santo, incluindo as Praias de Camburi e do Canto, Ilhas do Boi e do Frade, dentre outras.

Leonardo Merçon, fotógrafo de natureza e idealizador do projeto (Foto: Laiz Pontes)Leonardo Merçon, fotógrafo de natureza e idealizador do projeto (Foto: Laiz Pontes)

O resultado desse trabalho será uma coleção de mais de 150 imagens da natureza local com o registro tanto das belezas quanto das fragilidades da área natural, além de toda a interação com o ser humano. A obra será bilíngue (idiomas português e inglês) com dois formatos de adaptação: o tradicional impresso e o sistema de informação digital Daisy, que inclui audiodescrição e narração para torná-lo acessível às pessoas com deficiência visual.

A versão impressa contará com papel com certificação FSC (Forest Stewardship Council® – Conselho de Manejo Florestal), que reforça o compromisso com a sustentabilidade e resguarda os direitos trabalhistas com relação à produção do produto.

Além das fotografias, a publicação terá textos e ilustrações, enriquecendo o material gráfico com conteúdo original. Todo o processo contará ainda com registros em vídeo do making-of, que serão utilizados em teasers, divulgações e uma série audiovisual.

Junto com a publicação, o Instituto Últimos Refúgios planeja uma exposição de lançamento com as principais fotos e histórias do material, além de ações de sensibilização para escolas da rede municipal de Vitória e campanhas educativas na praia para a população geral. O objetivo é incentivar a conservação e o uso sustentável da APA Baía das Tartarugas.

Baía das Tartarugas

A Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas é uma nova Unidade de Conservação (UC) de uso sustentável, que foi decretada pela Prefeitura de Vitória em 2018. Gerida pelo Município, tem o intuito de proteger e valorizar o território que possui uma das mais ricas biodiversidades do mundo, mesmo localizada em área urbana.

A região litorânea da capital capixaba, em 2018, tornou-se a primeira Unidade de Conservação Marinha de Vitória por meio do Decreto Municipal nº 17.342, que foi publicado no Diário Oficial do Município. De acordo com o decreto, a nova APA, que recebeu o título “Baía das Tartarugas”, envolve toda a Baía do Espírito Santo, englobando Praia de Camburi, Praia do Canto, Ilha do Boi e Ilha do Frade, somando uma área de 1.685,47 hectares.

O Projeto de Conservação da Baía das Tartarugas, idealizado pelo Instituto Últimos Refúgios, tem como objetivo geral realizar e fomentar pesquisas científicas, comunicação (cultural e difusão científica), sensibilização ambiental e fomento ao turismo na Unidade de Conservação APA Baía das Tartarugas, localizada em Vitória.

Serviço:

– Formulário oficial de sugestões para o livro: https://bit.ly/livrobaiadastartarugas

– Conheça o Instituto Últimos Refúgios em www.ultimosrefugios.org.br

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre