25/04/2023 17h29 - Atualizado em 25/04/2023 17h47

LICC: Grupo Teatral Caparaó retorna aos palcos com espetáculo que discute as relações humanas e o tempo

Sediado em Alegre, o Grupo Teatral Caparaó retorna aos palcos para apresentar o espetáculo “A Sós”. Com direção e dramaturgia de Danyel Sueth, a narrativa gira em torno de Julia (Aline Saraiva) e Heitor (Danyel Sueth), um jovem casal que discute sua relação ante o tempo, a partir de diálogos que desconstroem o automatismo dos dias atuais.

O espetáculo vai estrear neste sábado (29), no Teatro Fernando Torres, em Guaçuí. A partir desta data, circulará em turnê pelo Espírito Santo, visitando 11 municípios capixabas, somando 13 apresentações.

Viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult), “A Sós” é um dos primeiros projetos a ser aprovado na região Sul do estado e conta com o patrocínio de empresas apoiadoras da arte e da cultura locais.

Diretor-geral do espetáculo, Danyel Sueth afirma que a peça é um espelho, um convite ao espectador para que veja a si mesmo e reflita sobre o que de fato é uma prioridade em sua vida.

“A montagem desse espetáculo é um marco em nossa trajetória. Uma retomada de trabalhos autorais, com uma grande equipe que nos tem dado todo o suporte necessário. Trazer ao público uma peça que reflete nossos dias, com questões universais ao ser humano, também tem sido muito instigante e desafiador”, ressalta Danyel Sueth.

Ao todo, mais de 20 profissionais estão envolvidos no projeto de montagem e turnê da peça. Ainda no segundo semestre deste ano, o Grupo Teatral Caparaó iniciará um novo projeto, recebendo o premiado diretor carioca Ribamar Ribeiro para um período de imersão criativa e construção de um novo espetáculo, em projeto contemplado pelos editais do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secult.

“Graças à LICC e aos nossos patrocinadores – BC Supermercados e ES Gás –, temos a possibilidade de realizar um trabalho com estrutura, reconhecimento e dignidade ao fazer de cada artista e técnico envolvido no projeto”, afirma Danyel Sueth.

Sinopse

Durante um dia de intensa tempestade, Julia, uma atriz bem-sucedida, convida Heitor, seu namorado e corretor da bolsa de valores, para conhecer a nova casa para a qual ela pretende se mudar, longe do centro da cidade. Devido ao mal tempo, eles ficam incomunicáveis e obrigados a conviver com a presença um do outro sem qualquer fator externo. A situação incomum deflagra o fato de que eles não se conhecem como imaginavam, e a partir daí suas vidas são passadas a limpo numa redescoberta interior e surpreendente. O espetáculo “A Sós” lança luz sobre uma das principais questões da vida contemporânea: como lidamos com o tempo diante da velocidade da urgência cotidiana?

Serviço:

Estreia do espetáculo “A Sós”

Quando: 29/04 (sábado)

Horário: às 20h

Local: Teatro Municipal Fernando Torres, Av. Governador Francisco Lacerda Aguiar, Guaçuí.

Entrada franca.

Próximas datas confirmadas:

02/05 – Guaçuí, às 9h (Teatro Municipal Fernando Torres);

05/05 – Guaçuí, às 9h (Teatro Municipal Fernando Torres);

12/05 – Anchieta, às 19h (Espaço Cultural Rerigtiba);

13/05 – Serra, às 19h (Centro Cultural Elizário Rangel);

25/05 – Itaguaçu, às 14h (Teatro Municipal de Itaguaçu);

26/05 – Castelo, às 14h e às 20h (Teatro Municipal de Castelo);

02/06 – Viana, às 14h (Teatro Municipal de Viana);

07/07 – Cariacica, às 14h (Teatro Municipal de Cariacica);

26/08 – Vitória, às 19h (Casa da Música Sônia Cabral).

Direção e dramaturgia: Danyel Sueth

Elenco: Aline Saraiva e Danyel Sueth