20/03/2023 09h50 - Atualizado em 15/05/2023 10h36

LICC: Festival Moqueca Pop oferece oportunidades para jovens em áreas de vulnerabilidade social

Previsto para acontecer em 15 de julho, em Cachoeiro de Itapemirim, o festival multicultural Moqueca Pop vai abrir chamamento para três ações – Moqueca Jobs, Moqueca Boxes e Moqueca Trucks – que visam ao fortalecimento da economia criativa e à formação e inserção de jovens em áreas de vulnerabilidade social na produção cultural. A abertura de todos os chamamentos acontece no próximo dia 20 de abril, e o prazo para as inscrições será de 30 dias, com divulgação dos resultados em 31 de maio. As inscrições poderão ser feitas pelo site do projeto www.moquecapop.com.

Mais informações pelo Instagram: https://www.instagram.com/moquecapopfestival/

O festival é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult), e conta com patrocínio da ES Gás.

Mais que promover oficinas, o Moqueca Jobs é um chamamento com objetivo de selecionar jovens cachoeirenses para trabalhar no festival. Com idades entre 18 e 29 anos, eles devem estar inseridos nas regiões atendidas pelo programa Estado Presente em Defesa da Vida, ou em outros bairros de risco social (Soturno, Nova Brasília, Alto Eucalipto, Amarelo, Novo Parque, Alto Novo Parque). Ao todo, serão selecionados nove jovens, que vão passar por treinamento, receber bolsa de estudo no valor de R$ 1.200 e cachê de R$ 1.700.

As vagas para atuar no festival serão para: apoio de backstage, assistência às atrações do evento, direcionamentos (duas vagas); apoio à produção executiva do projeto (três vagas); atendimento ao público, informações e direcionamentos (três vagas); apoio e assistência às artistas e artesãs selecionadas no chamamento Moqueca Boxes (uma vaga). Além dos nove jovens selecionados no chamamento Moqueca Jobs, as oficinas também receberão outras pessoas interessadas em aprender sobre produção de eventos. Serão mais 30 vagas disponíveis para pessoas da mesma faixa etária. As oficinas serão ministradas pelo músico e produtor cultural Danyel Sueth – presencialmente, em Cachoeiro de Itapemirim –, nos três sábados que antecedem o festival (dias 24 de junho, 1º e 8 de julho). O local da oficina será divulgado no chamamento. Todos os participantes das oficinas receberão certificados, emitidos pelo oficineiro e pela produtora responsável pela execução do projeto. As oficinas terão disponibilidade de intérprete de libras, caso essa opção seja assinalada no formulário de contato.

O Moqueca Boxes, por sua vez, vai oferecer estandes para mulheres artistas ou artesãs locais, visando à exposição e venda de seus produtos durante a realização do festival. Já o Moqueca Trucks é para cadastramento e inscrição de food trucks e cervejeiros artesanais da região, com o objetivo de fortalecer a gastronomia de rua local e incentivar novos formatos de negócios nesse sentido.

O festival

Com foco na valorização da musicalidade do Espírito Santo, o festival multicultural Moqueca Pop é o primeiro projeto cachoeirense a ser realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult). O festival será realizado em Cachoeiro de Itapemirim e busca, a partir de ações transversais, fortalecer a economia criativa da região, impulsionando profissionais no mercado de trabalho.

Pelo palco do Moqueca Pop, vão passar atrações que evidenciam a preocupação do projeto em garantir espaço para a pluralidade cultural: Joãoeascoisasnãoessenciais, Aline Garruth, Luiza Dutra, Dan Abranches e André Prando. Diretor de projetos da Jupter Produção Cultural Capixaba, organizadora do Moqueca Pop, Julio Cesar Pires ressalta que esse é um festival de música que visa ao fortalecimento do setor cultural na região, garantindo mais oportunidades de geração de renda e trabalho capacitado por meio da cultura. A realização do Moqueca Pop é fruto do envolvimento do setor público e privado, atuando em conjunto para o desenvolvimento local tendo a cultura como cerne. Além disso, desde a concepção do evento, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim tem sido parceira do projeto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Cinthia Dias, assessora de Comunicação e Sustentabilidade da ES Gás, empresa patrocinadora do Moqueca Pop, destaca que a LICC flexibilizou o apoio das empresas em projetos de iniciativa pública e que essa medida “estimula a produção cultural, fomenta o mercado de trabalho e solidifica a relevância social da marca em todo Estado”.

SERVIÇO:

Moqueca Pop