23/05/2023 10h00

LICC: Exposição no Parque Moscoso reúne trabalhos realizados por fotógrafos cegos

Foto: Manoel Peçanha

O anoitecer no Parque Moscoso, em Vitória, terá uma iluminação especial a partir deste sábado (27). Com a abertura da exposição “Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto”, às 18 horas, oito estruturas distribuídas pelo local passarão a exibir 32 fotografias realizadas pelos 12 participantes da Escola de Fotógrafos Cegos.

A mostra é resultado dos oito meses de atividades do projeto Escola de Fotógrafos Cegos, que é desenvolvido pela Associação Sociedade Cultura e Arte (Soca Brasil). As imagens estarão dispostas em oito totens iluminados com quatro fotos em cada estrutura, e a exposição também contará com recursos de acessibilidade.

Realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult), a exposição conta com patrocínio da ES Gás.

Desde agosto de 2022, a coordenadora do projeto, Rejane Arruda, acompanha duas turmas de pessoas cegas em imersão no mundo da fotografia junto com uma equipe de artistas, professores e fotógrafos da Cia Poéticas da Cena Contemporânea.

“A metodologia foi desenvolvida pelos artistas da Cia Poéticas e incluiu a transmissão de conceitos operadores da prática fotográfica, como enquadramento, zoom e desfoque”, explica Rejane. “Foram exercitados modos diferentes de fotografar, desde o plano aberto, a imagem focada em cor, até o ‘objeto transbordante’ de um ‘big close’, com áreas desfocadas em preto e branco.”

A artista Bárbara Bragato, responsável pela curadoria das imagens, afirma ter sido um desafio para ela, como vidente, entender o mundo dos “não-videntes” – os cegos – e reconhecer que existem diferenças de linguagem e comunicação. “Uma coisa que a exposição me fez pensar é que existem muitas outras formas de enxergar sem necessariamente a gente ver. Existe uma diferença muito grande entre ver e enxergar.”

Maior nome da fotografia cega no Brasil, o fotógrafo João Maia estará presente na abertura da exposição. Ele também foi consultor da Escola de Fotógrafos Cegos e uma das inspirações do projeto, inclusive por atuar profissionalmente na área e pelo reconhecimento que conquistou em sua carreira, presente duas vezes na cobertura oficial dos Jogos Paralímpicos.

Durante as atividades com as duas turmas, foram construídos novos termos e desenvolvidos novos procedimentos para o ensino de fotografia voltado a quem não enxerga, como “a lei do movimento mínimo” que consiste em pequenas variações do enquadramento e muitos cliques de um só objeto.

“O trabalho se baseia também na transmissão de noções de composição visual e movimentos estéticos da fotografia contemporânea por meio da descrição de imagem”, complementa Rejane. Todo esse percurso feito com os 12 alunos do projeto foi a forma de acompanhá-los na descoberta da perspectiva de poderem participar da construção de imagens do mundo contemporâneo.

 

A exposição

 “Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto” ficará aberta à visitação pública até 25 de junho, sempre das 7h às 22h. Serão oito totens de grande dimensão com quatro fotografias retroiluminadas, e cada imagem terá uma plaqueta com um QR code que direciona para as audiodescrições, recurso de acessibilidade para pessoas cegas. O local escolhido também é acessível para cadeirantes, inclusive com banheiro adaptado, e durante o período de funcionamento da exposição estarão presentes mediadores fluentes em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

As 32 imagens são de autoria dos 12 participantes que foram selecionados entre julho e agosto de 2022. Após encontros, oficinas e saídas fotográficas, eles finalmente desenvolveram seus próprios dispositivos para registrar sua interpretação do mundo.

A seleção das imagens para a exposição ficou a cargo da artista Bárbara Bragato, para quem a produção fotográfica de um cego pode ser tão bela quanto aquela gerada pela visão. “É uma forma de pensar as imagens como tudo isso que habita a gente, mas fica esquecido na nossa memória. As imagens do ‘não ver’ são essas que a gente fecha os olhos e pode sentir, são as imagens que transpiram, que usam som, que fazem arrepiar a pele. Os olhos não precisam estar abertos para que a gente enxergue.”

 

Serviço:

Exposição “Quando Fecho Os Olhos Vejo Mais Perto”

Abertura: 27/05 (sábado)

Horário: Às 18h

Local: Parque Moscoso, Av. Cleto Nunes, Centro de Vitória

Visitação: até 25/06, sempre das 7h às 22h

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

(27) 3636-7111 / (27) 99753-7583 / (27) 99902-1627

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard