14/04/2023 16h48

LICC: Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água é destaque em Cariacica na segunda-feira (17)

Um dos principais eventos culturais de Cariacica, o Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água, acontece na próxima segunda-feira (17) no bairro de Roda D’Água, área rural do município, a partir das 07 horas. A tradicional festividade acontece no dia de Nossa Senhora da Penha, com a concentração das bandas de congo tradicionais e bandas convidadas que seguem em cortejo até o local da missa campal, dando início à extensa programação.

O Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água é realizado pela Associação de Bandas de Congo de Cariacica (ABCC) e conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult). O evento é aberto ao público.

Tradição

Em meio à dança dos mascarados e ao batuque dos tambores em devoção à Nossa Senhora da Penha, o Carnaval de Congo de Máscaras acontece anualmente no dia da padroeira do Espírito Santo e reúne espectadores de diversas regiões. Entre tambores e casacas, são entoadas antigas canções, destacando-se a presença do mascarado “João Bananeira”, enquanto fiéis carregam o andor com a imagem da santa.

A tradição, passada por gerações, teve origem há mais de 100 anos, de acordo com a memória dos mestres. Antigamente, o congo de máscaras consistia em uma caminhada na comunidade, chamada de carnaval de rua, bem diferente da festividade atual, que hoje adquiriu o formato de concentração de bandas e recebe pessoas de vários lugares para conhecer de perto o Congo de Máscaras e o personagem João Bananeira.

Serviço:

Carnaval de Congo de Roda D’Água

Data: 17/04, segunda-feira.

Local: Estrada de Roda D’Água, S/N – Campo do América – Roda D’água – Cariacica-ES

Programação:

07h - Concentração das bandas de congo na bica do Luiz em Roda D'Água;

09h30 – Saída da Bica do Luiz, em cortejo à padroeira do Estado do Espírito Santo "Nossa Senhora da Penha", entoando cânticos, sob sons de tambores e casacas das bandas de congo "São Benedito de Piranema", "Santa Izabel", "São Benedito de Boa Vista", "Unidos de Boa Vista", "Mestre Tagibe" e "São Sebastião de Taquaruçu" e bandas convidadas, até o campo do América, área principal do carnaval de congo de máscaras;

10h – Fala das Autoridades e Patrocinadores

10h10 - Missa congueira com Padre Carlos, da Paróquia do Bom Jesus e comunidade Sagrada Família com participação das bandas de congo;

12h – Apresentação do grupo musical Ana Porfírio e Banda

13h – Apresentação do grupo musical Cia. Cumby

14h – Apresentação do grupo musical Grupo Moxuara

15h – Fala das autoridades e patrocinadores

15h10 - Encontro das bandas de congo tradicionais:

Cariacica: "Mestre Tagibe", "Santa Izabel", "São Benedito de Boa Vista", "São Benedito de Piranema", "São Sebastião de Taquaruçu" e “Unidos de Boa Vista”. Bandas de Congo Convidadas Cariacica: "APAE – Campo Grande"; Serra: “Manguinhos”, “Cultura Congo de Bicanga” e “Nossa Senhora do Rosário de Pitanga”; Vitória: “Amores da Lua” e “Panela de Barro” Vila Velha: “Mestre Honório” e o grupo de congo "Madalena do Jucu”

17h - Apresentação no palco dos Mestres (a) das bandas de congo de Cariacica;

18h - Encerramento oficial com a "Ave Maria" acompanhada com tambores de congo. A canção "Ave Maria" marca o fim da festividade.

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz /Juliana Nobre

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br