05/10/2021 16h12 - Atualizado em 05/10/2021 16h14

Legado de Augusto Ruschi ganha livro em português e inglês

 

Livro “Ruschi: o guardião da floresta” será lançado em live, no canal da Secult no YouTube, no próximo dia 19 de outubro.

 

No próximo dia 19 de outubro, às 18h30, acontece o lançamento do livro “Ruschi: o guardião da floresta”, ao vivo, no canal da Secult no YouTube. Coordenado pelo editor Antonio de Pádua Gurgel, a publicação fala da vida do grande cientista Augusto Ruschi e, sobretudo, resgata a obra do pesquisador, que lhe valeu o título de “Patrono da ecologia no Brasil”. 

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador do Museu Nacional, Augusto Ruschi ficou mais conhecido como especialista em beija-flores, mas a atuação dele se estendeu por diversas áreas. Também contribuiu para a cura de inúmeras doenças, para o combate a diversas pragas agrícolas e à implantação de estações e reservas ecológicas, assim como parques e museus dedicados à natureza.

O pesquisador foi um dos primeiros a denunciar o desmatamento na Amazônia e em outras regiões do Brasil. Empreendeu 259 excursões científicas em todo o mundo, anotando informações e registrando tudo em fotografias. 

Além do cuidado com que fazia o trabalho, Ruschi era movido por uma intensa paixão pela defesa do meio ambiente, chegando a se armar com uma espingarda para defender uma área de preservação onde se pretendia implantar uma fábrica de palmito. Devido a tudo isso, foi condecorado pela Rainha Elizabeth II.

Com prefácio do governador do Estado, Renato Casagrande, o livro foi editado em português e inglês, com formato colorido e amplamente ilustrado. Viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto foi apoiado pelo Grupo Autoglass, Biancogres e Secretaria da Cultura (Secult). 

O jornalista Bartolomeu Boeno de Freitas escreveu o texto inicial do livro, que teve também a colaboração de Gabriel Ruschi, neto do biografado, e de Leonardo Merçon, do Instituto Últimos Refúgios.

Mais informações no site www.paduagurgel.com.br ou diretamente com Antonio Gurgel, pelo e-mail apaduagurgel@terra.com.br.



Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es/

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard