08/11/2021 14h02 - Atualizado em 08/11/2021 14h53

Lançamento dos Editais 2021 vai contar com evento especial no Palácio Anchieta

Apresentações culturais, entrega do troféu Prêmio Trajetórias e homenagem a mestres e grupos da cultura popular são as atrações, nesta quarta-feira (10).

A Secretaria da Cultura (Secult) promove, nesta quarta-feira (10), às 15 horas, o lançamento dos Editais 2021, no Palácio Anchieta, com uma programação especial. Entre as atrações estão a entrega do prêmio aos contemplados no Edital 013/2020 – Mestres e Grupos Populares “Prêmio Mestre Armojo do Folclore Capixaba”, a entrega do troféu prêmio “Trajetórias” a diversos grupos artísticos e de cultura popular, além das apresentações do Coletivo de Slam Nísia e da Cia de Dança Negraô, de Vila Velha. O evento é aberto ao público.

 De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, além do lançamento dos Editais, a entrega dos prêmios “Mestre Armojo do Folclore Capixaba” e “Trajetórias” celebra o reconhecimento das diversas manifestações culturais no Estado, responsáveis por mobilizar toda uma sociedade, por meio da criatividade, dos movimentos artísticos, das próprias tradições e da pluralidade como recursos vitais. 

 Provenientes do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), os Editais da Cultura são realizados há 12 anos e têm contribuído para a formação artístico-cultural no Estado, de forma ampla. No evento, serão apresentadas informações, como as áreas temáticas e as datas de inscrição a todos os interessados.

 Mestres e grupos da Cultura Popular 

 A premiação “Mestre Armojo do Folclore Capixaba” é resultante do Edital 013/2020 – Mestres e Grupos da Cultura Popular e tem como objetivo reverenciar a atuação destes mestres, mestras e grupos, que auxiliam no fortalecimento e divulgação dos saberes e fazeres tradicionais. Na ocasião, a Secult vai conceder aos 20 mestres o título e o certificado de “Mestres das Culturas Populares do Estado do Espírito Santo” e ou de “Reconhecimento pela Manutenção das Culturas Populares e Tradicionais do Estado do Espírito Santo”. 

 São os mestres e mestras: Luzinete dos Santos do Nascimento, da Comunidade de São Cristóvão, em São Mateus; Maria Luiza Rosalém, de Alfredo Chaves; Paixão Bispo Correia, de São Mateus; Manoel José Alves, de Alfredo Chave; Alessandra dos Santos, de Santa Bárbara, Cariacica;  Martin Boldt, da Acurbe – Associação Cultural e Recreativa de Belém, de Santa Maria de Jetibá;Eduardo Silva Filho, do Grupo Raízes da Piedade, de Vitória; Olindo Sizenando, de Aracruz; Doralina Serafim dos Santos, de Conceição da Barra; Ubaldino Rumualdo, de Conceição da Barra; Mestre Antônio Ramos dos Santos, de Vitória; Enedina França de Paiva, da Barra do Jucu, Vila Velha; Silvani dos Santos Cardozo, de Conceição da Barra; Renan de Oliveira, de Conceição da Barra; Antônio do Nascimento, de São Mateus; Valdemiro Sales, de Vitória; Celeuza Maria Alves Sales, de Vitória; Jovita Vieira da Cunha, de Conceição da Barra; Nilo Barbosa da Silva, de Conceição da Barra; e Joergues dos Reis Nery, de Vitória.

 

Sobre o prêmio trajetórias

 

Referentes ao Inciso III, da Lei Aldir Blanc no Espírito Santo, lançado no ano de 2020, o Edital do Prêmio Trajetórias buscou reconhecer o valor histórico e cultural da trajetória de Grupos Artísticos e Grupos das Culturas Populares e Tradicionais do Espírito Santo, que desenvolvem atividades artísticas em benefício da sociedade, especialmente aquelas destinadas aos povos, grupos, comunidades e populações historicamente invisibilizadas ou em situação de vulnerabilidade social. 

 

Foram selecionados 18 grupos de vários municípios do Espírito Santo: Folia de Reis Estrela do Mar (Cachoeiro); Boi Pintadinho Chapado de Muqui (Muqui); Grupo Caxambu de Andorinha (Jerônimo Monteiro); Baile de Congo de Ticumbi de São Benedito (Conceição da Barra); Guerreiros Tupinikim (Aracruz); Aldeia Piraquê Açu (Aracruz); Círcolo Trentino (Santa Teresa); Coletivo Nísia (Vila Velha); Grupo de Dança Afro Negraô (Vila Velha); Instituto Cultural Tambor de Raiz (Conceição da Barra); ABD Capixaba (Vitória); F.G Crew (Vitória); Circo Imperial (Serra); Mizinho Dussamba e Banda (Serra); Cia de Teatro Urgente (Vila Velha); Grupo de Capoeira Beribazu (Cariacica); Mulheres de Fibra (Cachoeiro de Itapemirim); e  Associação Cultural Congo de Regência (Linhares).

 

Serviço:

 

Dia Nacional da cultura: Lançamento dos Editais 2021 + “Prêmio Mestre Armojo do Folclore Capixaba” +  Prêmio “Trajetórias”.

Apresentação do Coletivo de Slam Nísia e da Cia de Dança Negraô.


Data: 10 de novembro (quarta-feira)

Horário: 15 horas 

Local: Salão São Tiago, Palácio Anchieta, Praça João Clímaco, 142 – Centro, Vitória.

Evento aberto ao público.




Atendimento à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac/ Jória Scolforo

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard