Lançamento do livro ‘Slam Capixaba’ impulsiona movimento cultural no Espírito Santo
Nessa segunda-feira (09), foi lançado o livro digital "Slam Capixaba", uma obra que celebra e divulga o universo do slam no Espírito Santo. O projeto, que reúne entrevistas, textos teóricos e poéticos, além de um prefácio assinado pelo professor Jorge Nascimento, promete ampliar o alcance dessa manifestação cultural, levando-a para além das rodas de poesia e alcançando também as salas de aula de todo o Brasil.
O livro, idealizado por Hernany Matos, poeta e designer gráfico, busca dar visibilidade à arte do slam, que tem sido um espaço potente de expressão para vozes historicamente marginalizadas. “A partir do slam, passamos a ouvir mais a voz das comunidades, da periferia”, afirma Hernany.
Para quem deseja saber mais sobre o projeto, uma live especial será realizada nesta quarta-feira (11), com a participação de Hernany e outros membros da equipe. Na ocasião, eles vão compartilhar os bastidores do trabalho, curiosidades sobre o movimento slam e perspectivas futuras.
Slam: poesia que ecoa histórias
O termo "slam" nasceu nos Estados Unidos, na década de 1980, quando o poeta Marc Kelly Smith criou o conceito de competições de poesia falada. Mais do que uma disputa, o slam é uma plataforma de diálogo e resistência cultural, em que histórias pessoais e coletivas ganham forma por meio das palavras.
O livro "Slam Capixaba" conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e da Secretaria da Cultura (Secult), e será distribuído gratuitamente, reafirmando o compromisso do projeto com o acesso democrático à arte e à cultura.
Serviço:
Live "Slam Capixaba
Data: 11/ 12 (quarta-feira)
Horário: 20 horas
Transmissão ao vivo no YouTube do Hernany Matos
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br