03/12/2024 14h06

Lançamento do livro ‘Mulheres Capixabas e Suas Histórias’ celebra memória e força das mulheres do Espírito Santo

A escritora Bárbara Pérez promoverá o lançamento da obra “Mulheres Capixabas e Suas Histórias”, no próximo sábado (11), às 18h30, na sede do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES), em Vitória. O evento é parte de um projeto cultural maior, que realiza lançamentos do livro em diferentes localidades do Estado.

 

Este será o terceiro lançamento da obra, que já passou por outras cidades e vai ter um último encontro no domingo (19), na Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES). Neste encerramento, haverá uma roda de conversa com o tema: “Mulheres, suas Facetas e Etnias”, mediada pela presidente da Academia Espírito-santense de Letras, Ester de Abreu, e com a participação de personalidades do cenário literário e cultural do Espírito Santo. 

 

Sobre o Livro

 

Na obra, Bárbara Pérez narra a trajetória de mulheres capixabas que marcaram, e continuam marcando, a história do Espírito Santo. Entre as figuras retratadas estão as benzedeiras de Mimoso do Sul e as lavadeiras do Rio Muqui. Um dos capítulos mais emocionantes é o de Dona Maria de Jesus, uma mulher negra que, após enfrentar a escravidão e a violência, tornou-se símbolo de resistência e trabalho na comunidade do Córrego Rochedo. 

 

O livro também apresenta a história de personagens emblemáticas, como Dona Terezinha Vieira, conhecida como a "Eterna Primeira Dama de São José do Calçado", que celebra 95 anos de vida, e Miralda, a andarilha de Marataízes, uma figura misteriosa que vagava pela cidade. Outras homenagens incluem as bailarinas capixabas, com destaque para o capítulo “A Bailarina”, e Dona Maria Laurinda Adão, mestra do Caxambu Monte Alegre e guardiã da memória quilombola do distrito de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim. 

 

Com contos, crônicas e lendas, “Mulheres Capixabas e Suas Histórias” faz um trabalho significativo de preservação cultural, destacando a importância histórica de mulheres simples, mas fundamentais em suas comunidades. A autora reforça a necessidade de transmitir essas histórias para as novas gerações, contribuindo para a valorização da cultura capixaba e da memória coletiva. 

 

O projeto conta com o apoio do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), e de diversas instituições acadêmicas, como a Academia Calçadense de Letras, a Academia Maria Antonieta Tatagiba e escolas de Marataízes, além do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. A proponente da iniciativa, a Academia das Artes, Cultura e Letras de Marataízes, celebra seus 15 anos de fundação em 2024 e reforça o compromisso com a difusão do patrimônio cultural do Estado. 

 

 

Serviço: 


Lançamento do livro: “Mulheres Capixabas e Suas Histórias”

Local: Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES) - Avenida República, 374, Parque Moscoso, Vitória/ES 

Data: 11 de dezembro (sábado)

Horário: 18h30 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia

Novais

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard