10/05/2019 15h08 - Atualizado em 13/05/2019 09h50

João Neiva recebe Gabinete Itinerante da Cultura na terça-feira (14)


A reunião é voltada para prefeituras, produtores de cultura e artistas locais.

João Neiva será a terceira cidade capixaba a receber o Gabinete Itinerante da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), na próxima terça-feira (14). O encontro tem o objetivo de conversar com gestores culturais e membros da sociedade civil, ouvindo as suas demandas e dialogando para o fortalecimento das políticas públicas do setor pelo interior do Estado. 

A reunião será realizada no Museu Ferroviário e Centro Cultural Prof. Eliezer Pereira Ramos, e em dois momentos: o encontro com gestores públicos municipais, a partir das 15h30; e com a sociedade civil, às 19 horas. A entrada é franca.

O encontro abrangerá os municípios que fazem parte da macrorregião central do Estado,  que é dividida nas microrregiões do Rio Doce (Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Linhares , Rio Bananal e Sooretama) e centro-oeste (Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Pancas, Governador Lindenberg, Marilândia, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Vila Valério e São Roque do Canaã)

De acordo com o gerente de Espaços e Articulação Cultural (GEAC), Vinicius Fabio, o Gabinete é uma ferramenta permanente de articulação e diálogo, que potencializa o papel da Secult, atende ao Plano Estadual de Cultura e tem o objetivo de gerar resultados para todos os participantes.

“É uma ação fundamental para fortalecer e criar conexões, não só entre o Estado e os representantes dos municípios, mas também entre os próprios municípios. Nesses encontros as secretarias municipais de Cultura e os profissionais da área podem trocar experiências, ideias e compartilhar soluções, desenvolvendo juntos a colaboração coletiva e políticas públicas para o setor”, destaca.

Presença da Secult no interior 

O Gabinete Itinerante atende a uma das metas do Plano Estadual de Cultura, que é criar políticas que intensifiquem a presença da Secretaria no interior do Estado. A princípio, a ação vai passar pelas quatro macrorregiões, mas deve chegar a todas as dez microrregiões do Espírito Santo. 

Lançado em Conceição da Barra, no norte capixaba, em abril, o Gabinete é uma ação ligada à construção da Política de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado. Em seguida o encontro passou por Cachoeiro de Itapemirim, no dia 03 de maio último.

Após João Neiva, o Gabinete Itinerante seguirá para Santa Teresa, no dia 21 de maio, que representará a macrorregião serrana. Na agenda aberta para a sociedade civil estão previstas capacitações e atendimento ao público. A equipe da Secult também se reunirá comrepresentantes das prefeituras.

Envie sua demanda

Produtores e artistas locais poderão enviar demandas e sugestões para o Gabinete Itinerante da Cultura em João Neiva, preenchendo um formulário on-line disponibilizado pela Secult no seguinte endereço eletrônico: http://bit.ly/2Uigd3U.

 

Serviço:


Gabinete Itinerante da Cultura
Local: Museu Ferroviário e Centro Cultural “Prof. Eliezer Pereira Ramos, Av. Pres. Vargas, 74 - Centro, João Neiva. Entrada franca.
Data: 14 de maio
Encontro com gestores: 15h30 
Encontro com a sociedade civil, às 19h. 
Entrada Franca.

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard