11/01/2024 17h02 - Atualizado em 15/01/2024 10h45

Janeiro é o mês do cinema no Hub ES+, com oficinas e eventos gratuitos sobre produção audiovisual

O Hub ES+ inicia as atividades do ano com uma programação gratuita, diversificada e voltada especialmente à produção audiovisual. Com a crescente demanda do mercado de trabalho, das áreas culturais e criativas por profissionais qualificados em produção de vídeos para redes sociais e mídias digitais, o primeiro hub público do Espírito Santo promove neste mês uma série de eventos e oficinas de qualificação na área.

Além de formações em audiovisual, o espaço também vai oferecer capacitações em construção de portfólio e pitchs, bem como encontros e oportunidades de instituições parceiras, com cursos realizados em conjunto com o Senac e palestra promovida pela Petrobras.

As formações e os eventos proporcionam à população conhecimentos teóricos e práticos para criar e desenvolver projetos e negócios criativos e culturais. Dedicado a acolher profissionais, artistas, empreendedores, produtores culturais e pessoas ligadas à economia criativa capixaba, o Hub ES+ é equipado com diversas salas multifuncionais, café e auditório. Toda a programação e as inscrições serão lançadas em breve, pelo perfil no Instagram e no site.

Instituições, coletivos, projetos e o público em geral também podem propor a realização de atividades de formação e eventos no Hub ES+. Além disso, para quem busca um espaço adequado para trabalhar, individualmente ou em equipe, o hub conta com cabines para trabalhos individuais e salas de reuniões disponíveis ao público. Para reservar um espaço, os interessados podem se inscrever pelo link bit.ly/reserva.hubes

Até sábado (13), o Hub ES+ funciona em horário especial, das 9h às 19h. A partir da próxima segunda-feira (15), voltará a atender das 8h às 20h, de segunda a sábado. Todas as informações sobre os eventos são divulgadas no Instagram e no site.

Programação:

15/01, às 9h30

Palestra de divulgação da Seleção Pública 2023 do Programa Petrobras Socioambiental

Petrobras

15/01 a 18/01, das 9h às 13h

Curso “Introdução às Técnicas de Videomaker”

Com Julia Galdino

Senac

19/01, das 9h às 13h

Oficina Maker “Trilha sonora: pensar o filme e ouvir a música”

Como a trilha sonora ajuda a compor a narrativa audiovisual

Facilitadora: Luiza Mollulo

20/01, das 9h às 13h

Hackathon “Vamos filmar? Maratona de criação de vídeos”

O desafio é produzir minivídeos destinados à difusão nas redes sociais, para promover pequenos negócios criativos localizados no Centro de Vitória

Facilitadora: Andie Freitas

20/01, das 14h às 18h

Oficina Maker “O que é direção de produção?”

Como organizar cronogramas, administrar o orçamento e construir a logística de uma produção audiovisual

Facilitador: Izah Candido

22/01, das 14h às 18h

Oficina Maker “Do argumento ao roteiro de cinema”

A importância de saber contar sua história para elaborar um roteiro estruturado

Facilitador: Gabriel Perrone

22/01 a 25/01, das 9h às 13h

Curso “Elaboração de Projetos Culturais”

Com Ursula Dart

Senac

23/01, das 14h às 18h

Oficina Maker “O que é decupagem de roteiro?”

Planos, enquadramentos e movimentos de câmera: a importância da decupagem para a direção e a produção de um projeto audiovisual

23/01, das 18h às 20h

Masterclass “O que é um produtor criativo?”

Novas maneiras de encarar a função da produção no cinema e no audiovisual

Palestrante: Ursula Dart

24/01, das 14h às 18h

Oficina Maker “Como montar seu portfólio e arrasar!”

A importância de um portfólio bem elaborado, com design eficiente e boas escolhas na hora de selecionar os melhores trabalhos

Facilitador: Junior Batista

24/01, das 18h às 20h

Masterclass “Fotografar para pensar - pertencimento”

Palestrante: Jéssica Sampaio

25/01, das 18h às 20h

Masterclass “O que é pitching?”

Como preparar projetos para participar de um pitching

26/01, das 15h às 17h

Conversa Inovadora “Produtoras audiovisuais em ação”

Debate sobre políticas culturais e possibilidades para a captação de recursos

27/01, das 9h às 13h

Hackathon “Pitch yourself! Maratona de preparação para pitching de audiovisual”

O desafio é criar apresentações e se preparar para pitchings de audiovisual, exigidos em editais e feiras de negócios

29/01, das 14h às 18h

Oficina Maker “Como programar filmes fora da caixinha”

O que é curadoria de cinema e qual a importância de criar uma programação que ultrapasse preconceitos

Facilitador: Erly Vieira Jr.

30/01, das 18h às 20h

Masterclass “Diversidade sexual no cinema”

O comportamento da economia audiovisual sob a perspectiva da população LGBTQIAPN+

31/01, das 18h às 20h

Conversa Criativa com Cineclubes

Debate sobre os modos como os cineclubes podem encontrar sustentabilidade: editais, vaquinhas on-line, etc.

Serviço:

Hub ES+

Horário: de segunda-feira a sábado, das 8h às 20h

Local: Praça Costa Pereira, 30, Centro de Vitória

Informações e atendimento ao público:

instagram.com/hubesmais/ e esmaiscriativo.es.gov.br/hubesmais/

Coordenação de Comunicação Hub ES+