Itaúnas recebe Festa de São Benedito e São Sebastião a partir desta quinta-feira (15)
Depois de passar pela sede de Conceição da Barra e por Barreiras, a Festa de São Benedito e São Sebastião chega a Itaúnas nesta quinta-feira (15). O evento, realizado pela Associação de Folclore de Conceição da Barra, faz parte do Encontro dos Grupos Folclóricos do Município. Em Itaúnas, a programação segue até a próxima terça-feira (20) e reúne manifestações culturais como Reis de Boi, Ticumbi, Alardo e Jongo.
Durante todos os dias, haverá novena a São Sebastião na Igreja da Praça, às 19h. Nesta quinta-feira (15), após a novena, o público confere a apresentação do Reis de Boi da Vila, seguida do ensaio geral do Ticumbi de Itaúnas. Na sexta-feira (16), a programação começa cedo, às 8h, com a chegada do Ticumbi de Itaúnas à ponte do distrito, e retorna no fim da tarde, às 17h, com a fincada do mastro de São Sebastião.
Após a novena, às 19h, será apresentado o I Ato do Alardo de São Sebastião, que, segundo o cientista social e secretário da Associação de Folclore de Conceição da Barra, Jefferson Gonçalves, faz alusão às Cruzadas, ou Guerras Santas — conflitos religiosos e militares ocorridos na Europa Ocidental e no Oriente Médio durante a Idade Média. De um lado, estão os mouros, com vestimentas vermelhas; do outro, os cristãos, trajados de azul.
Na sequência, haverá apresentações do Reis de Boi de Mestre Antônio Conceição, do Jongo de Sant’ana e do Jongo de São Bartolomeu. Também participam grupos convidados, além do ensaio geral do Ticumbi de Bongado, no sítio de João Véio, na comunidade Santa Isabel.
O Reis de Boi, afirma Jefferson Gonçalves, é semelhante à Folia de Reis, pois ambos anunciam o nascimento do Menino Jesus e a chegada dos três Reis Magos. Uma das diferenças, aponta, é a presença da figura mítica do boi, comum tanto à cultura africana quanto à europeia. A manifestação também se assemelha ao Bumba Meu Boi, do Maranhão, que inclui a morte e a ressurreição do animal.
Ele acrescenta que o Reis de Boi traz figuras fantásticas, como o lobisomem, e personagens da fauna local, como o tatu. As apresentações começam com a parte religiosa, na porta da Igreja de São Sebastião, e depois seguem em cortejo pelas casas.
O Jongo é uma dança de roda com tambores e reco-reco — também chamado de canzá. Os instrumentos são tocados pelos homens, que também improvisam os versos, enquanto as mulheres dançam na roda. A manifestação influencia outras expressões culturais de Conceição da Barra, já que, segundo Jefferson Gonçalves, alguns passos foram incorporados pelos casais no forró de Itaúnas.
No sábado (17), às 8h, acontece a chegada do Ticumbi do Bongado, com recepção das Pastorinhas. Ainda pela manhã, às 10h, será celebrada a missa de São Benedito, na capela dedicada ao santo, seguida de nova celebração no mesmo local. A programação recomeça às 13h e segue até 1h30, com apresentações do Reis de Boi de Mestre Dito, Pastorinhas, Jongos de São Benedito das Piabas e de São Cosme e Damião, Capoeira Itaúnas, procissão de São Benedito, II Ato do Alardo de São Sebastião e jongos dedicados a São Benedito, São Sebastião, Nossa Senhora Aparecida, São Cosme e Damião, Nossa Senhora da Conceição, além dos Reis de Boi dos mestres Dito, Euclides, Nilo e Nenê.
Antes do II Alardo, será exibido o documentário Alardo e Ticumbi, de 1950. A atividade integra o projeto Acervo Capixaba – Imagens do Folclore, realizado pela produtora Pique-Bandeira Filmes, que restaurou a obra produzida pela Comissão Espírito-Santense de Folclore, à época coordenada pelo pesquisador Guilherme Santos Neves. O filme reúne, em oito minutos, registros do Alardo de São Sebastião e do Ticumbi, realizados no início da década de 1950.
No domingo (18), pela manhã, haverá missa na Igreja de São Sebastião, às 9h; Ticumbi do Bongado, às 10h30; e Ticumbi de Conceição da Barra, ao meio-dia. À tarde, às 14h, acontece o Jongo de São Cosme e Damião, seguido do Jongo de São Benedito das Piabas. A programação noturna começa às 19h, com novena a São Sebastião e missa. Em seguida, haverá Jongo de Santa Isabel e Samba de São Benedito.
Os dois últimos dias de festa, 19 e 20 de janeiro, também contam com missa às 19h, na Igreja de São Sebastião. A Associação de Folclore de Conceição da Barra, organizadora do evento, completa 25 anos em 2026. Uma das conquistas para marcar a data foi a aprovação do Projeto de Lei nº 806/2025, que cria o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem o Patrimônio Cultural do Espírito Santo, sancionado em dezembro último.
“Participamos ativamente da construção desse projeto de lei, que é de grande importância para a cultura popular em nosso Estado, e continuaremos mobilizados para que haja cada vez mais ações de valorização dos nossos mestres e mestras, tanto do ponto de vista financeiro quanto do reconhecimento de seu conhecimento ancestral”, afirma Jefferson.
Serviço
Evento: Festa de São Benedito e São Sebastião
Data: 15 a 20 de janeiro
Local: distrito de Itaúnas, município de Conceição da Barra,
Entrada: Gratuita
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br