Itapemirim será palco do 1º Festival ‘Balaios para Yemanjá’ nesta quinta-feira (20)
Em celebração ao Mês da Consciência Negra, o município de Itapemirim, no Sul do Estado, será palco do 1º Festival “Balaios para Yemanjá”, uma festa que reúne cortejo terrestre e procissão marítima, e que acontece nesta quinta-feira (20), a partir das 9h. A entrada é gratuita.
Com o intuito de celebrar e atrair tanto os fiéis quanto o público em geral, o encontro terá início às 8h30, com a abertura oficial. Às 9h, acontece o Xirê dos Orixás, momento de louvor aos Orixás e às divindades africanas. Em seguida, haverá a procissão marítima em homenagem à Yemanjá.
O festival foi contemplado no Edital 03/2023 – Meu Primeiro Edital, com recursos do Fundo Estadual de Cultura do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), e conta com o apoio da Prefeitura de Itapemirim, que disponibilizou o espaço e a via pública para a realização do evento.
O proponente do projeto, Iago Soares, destaca a importância da preservação ambiental. Segundo ele, o evento reforça que a ancestralidade vem da fé, e não de objetos materiais. “Lembramos que é proibido lançar resíduos ao mar, pois cuidar da natureza é um dever de todos, marcado pelos alertas de nossas divindades. No dia 20 de novembro, silenciamos diante do mar para honrar a travessia de nossos antepassados. Essa data é histórica e inesquecível, e Yemanjá é reverenciada não só em 2 de fevereiro, mas todos os dias por seus filhos”, enfatiza.
Serviço
1º Festival “Balaios para Yemanjá”,
Data: 20/11 (quinta-feira)
Horário 08h30 às 12h30
Local: Avenida atlântica, Itapemirim
Evento Gratuito
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br