Itaparica recebe 8ª unidade da Biblioteca Transcol nesta sexta-feira (19)

O Terminal de Itaparica, em Vila Velha, se prepara para abrir espaço a mais um ponto de encontro com a leitura. Nesta sexta-feira (19), será inaugurada a oitava unidade da Biblioteca Transcol da Grande Vitória, ampliando a rede que já se consolidou como referência em democratizar o acesso aos livros nos terminais urbanos da região.
A nova unidade começa suas atividades com um acervo de 600 obras que contemplam literatura adulta, infantojuvenil e infantil, além de audiolivros, e-books e materiais em fonte ampliada para pessoas com baixa visão. Entre os diferenciais do projeto nessa sua volta aos terminais — o projeto foi interrompido em 2020 por causa da Covid-19 — está o incentivo à leitura desde a infância: a cada livro retirado por um adulto, é possível levar também um título infantil para compartilhar com uma criança.
Com todas as demais unidades, a biblioteca em Itaparica funcionará de segunda a sexta, das 8h às 20h, com cadastro gratuito, feito no próprio local ou antecipadamente pelo perfil oficial no Instagram (@bibliotecatranscol). Os empréstimos têm prazo de 20 dias, com possibilidade de renovação por mais 10.
O projeto Biblioteca Transcol é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult) e da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), em parceria com a OSC Universidade para Todos, selecionada por chamamento público, apoio da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb), e conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC).
Apresentação cultural
A abertura do espaço será celebrada com a apresentação da Imprópria Trupe de Teatro, companhia da Serra (ES), que traz o espetáculo “A Casaca Contadora de Histórias”. No palco, cinco integrantes do grupo — Jocilene Lopes, Isis Cristina, Breno Héber, Sirleia Rocha Lube e Wellington Fernandes — dão vida a uma casaca mágica que conduz o público por uma viagem pelo tempo, revelando lendas, costumes e personagens da cultura capixaba. Com música, dança e contação de histórias, o espetáculo promove um mergulho lúdico e encantador na identidade do Espírito Santo.
Criada em 2016 no Centro Cultural Eliziário Rangel, a Imprópria Trupe atua de forma contínua desde 2021, desenvolvendo espetáculos, oficinas e projetos que ampliam o acesso à cultura. Reconhecida como ponto de cultura, a companhia se dedica a produções para públicos infantil e adulto, sempre com atenção a temas sociais e culturais, levando suas apresentações a escolas, comunidades e espaços públicos em diferentes regiões capixabas.
Com a chegada de Itaparica, já são oito bibliotecas em funcionamento nos terminais da Grande Vitória: Laranjeiras, Jardim América, Vila Velha, Campo Grande, Carapina, Jacaraípe e São Torquato. Até o fim deste mês, o Terminal de Itacibá também passará a integrar essa rede. O Terminal do Ibes segue em obras, com previsão de abertura da biblioteca somente após a reforma.
Serviço:
Inauguração da Biblioteca Transcol – Terminal de Itaparica
Local: Rodovia Darly Santos, 527 – Itaparica, Vila Velha – ES
Data: Sexta-feira, 19 de setembro
Horário: 17h
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
📞 (27) 3636-7110 / 3636-7111
📱 Whatsapp: (27) 99753-7583
✉️ secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br
Assessoria de Comunicação do Projeto Biblioteca Transcol
Coordenação:
José Roberto Santana - (27) 9 9898 6262/jose.roberto@upt.ong.br
Assessoria de Imprensa:
Isabela Xavier - (27) 9 9761-0634 /✉️ isabela.xavier@upt.ong.br