‘IRETI BABA’ valoriza danças negras ancestrais em circuito pelo Espírito Santo

Quatro cidades capixabas recebem, entre maio e julho, o espetáculo “IRETI BABA – Esperança Ancestral”, que valoriza os movimentos das danças negras ancestrais em uma montagem potente e repleta de significados. As apresentações acontecem em Pinheiros (09/05), Vitória (17/05), Mucurici (28/06) e Linhares (26/07), sempre às 19 horas. A cidade de Pedro Canário também está no roteiro, com data de apresentação a ser divulgada.
O projeto é idealizado por Lalau Martins e dirigido por Fabiana Alves, por meio do Núcleo Estrelas da Dança. Conta com recursos do edital de Artes Cênicas – 10/2023 do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
O espetáculo “IRETI BABA”, que significa "esperança ancestral", em Iorubá, é conduzido por dez intérpretes que exploram em cena movimentos das danças negras ancestrais, modernas e contemporâneas. A coreografia se baseia na técnica da icônica artista Katherine Dunham, que une estilos africanos e caribenhos com elementos do ballet e da dança moderna.
A proposta integra tradição e contemporaneidade, com influências de Dancehall e danças urbanas, exaltando a beleza e a força da cultura negra. “IRETI BABA” é um grito de esperança que celebra a identidade da população negra e periférica com potência, técnica e emoção.
Serviço:
Espetáculo: IRETI BABA – Esperança Ancestral
Horário: 19h | Entrada gratuita
Locais e datas:
09/05, Pinheiros – Lions Clube Pinheiros, Rua Dr. Lobato, 747
17/05, Vitória – Teatro Sonia Cabral, R. São Gonçalo - Centro
28/06, Mucurici – Teatro Municipal, Rua casarão Lira
26/07, Linhares – Centro Cultural Nice Avanza, Praça 22 de Agosto - Centro
Pedro Canário – Data e local em breve
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais / Davi Batista
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br