Inscrições do chamamento público do projeto Olhares – Oficinas audiovisuais são prorrogadas até 20 de junho
O projeto vai promover oficinas e mostras de cinema na Serra e duas Organizações da Sociedade Civil serão selecionadas.
A Secretaria da Cultura (Secult) prorrogou as inscrições do Edital de Chamamento Público 005/2022 do projeto “Olhares – Oficinas audiovisuais”. O novo prazo vai até o próximo o dia 20 de junho. O edital vai premiar duas iniciativas culturais desenvolvidas por duas Organizações da Sociedade Civil para a realização de 24 oficinas e seis mostras audiovisuais no município da Serra.
As oficinas serão voltadas para jovens de 12 a 29 anos, domiciliados em seis bairros com maior índice de vulnerabilidade social. O Edital 005/2022 disponibiliza uma verba total de R$ 307 mil.
>>> O conteúdo e formulários dos Editais estão disponíveis AQUI e as inscrições são feitas exclusivamente no site do Mapa Cultural, por meio do link https://mapa.cultura.es.gov.br/oportunidade/358/
Na capacitação em audiovisual, os jovens vão aprender desde roteiro até a edição, passando por noções de filmagem, fotografia e produção. Haverá ainda oficinas de animação em audiovisual, elaboração de projetos e formação cineclubista.
A ideia é que em cada um desses bairros se crie um núcleo de produção audiovisual. A iniciativa cumpre metas estabelecidas no Plano Estadual de Cultura, como a que trata da democratização do acesso à cultura, que tem como uma das estratégicas “diversificar as políticas culturais para atender às diversas faixas etárias e gêneros, com ênfase na integração familiar e social, inclusive com atividades artístico-culturais no ambiente escolar e em espaços comunitários, visando a ampliar a fruição cultural, com atenção para as áreas de vulnerabilidade social”.
O chamamento público do projeto “Olhares – Oficinas audiovisuais” foi viabilizado pelo Convênio Federal Nº 868711/2018, firmado entre o Governo Federal, por intermédio da Secretaria Especial da Cultura/Secretaria do Audiovisual (SAv), e o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
O investimento é de R$ 307.844,00. Uma Organização da Sociedade Civil será selecionada para a realização das oficinas e a outra para as mostras. Cada Organização da Sociedade Civil poderá apresentar apenas uma única proposta, isto é, entre os dois lotes existentes, a OSC vai ter de optar para qual lote encaminhará a proposta. As Organizações deverão apresentar propostas até o dia 20 de junho, por meio do Mapa Cultural.
O Chamamento faz parte do ES+Criativo, programa estadual de desenvolvimento da economia criativa no Espírito Santo incorporado ao Plano Plurianual do Governo do Estado e coordenado pela Gerência de Economia Criativa (Gecria) da Secult.
Telefone para dúvidas: (27) 3636 7052
Atendimento das 9h às 18h.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac/ Juliana Nobre
(27) 3636-7111/99753-7583/99902-1627
secultjornalismo@gmail.com/ comunicacao@secult.es.gov.br/ brasão@secult.es.gov.br
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es/