II Encontro de Velhas Guardas e Baluartes do Samba Capixaba acontece neste domingo (27) em Vitória
Velha Guarda Musical do Império Serrano está entre as atrações da programação que acontece na quadra do Pega do Samba, no bairro Consolação.
Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento e perpetuação do samba nas comunidades das escolas de samba capixabas e na sociedade, o Instituto Raízes, desde 2008 busca o fortalecimento do samba em suas comunidades, com o desenvolvimento de atividades socioculturais com público de diferentes faixas etárias e territórios. E um evento que vem para promover essas ações, é o 2º Encontro de Velhas Guardas e Baluartes do Samba Capixaba, que acontece, neste domingo (27), na quadra da Pega no Samba, bairro Consolação, Vitória, a partir das 14h. Entrada gratuita.
Com uma programação diversificada, o público vai poder conferir a presença da Velha Guarda Musical do Escola de Samba Império Serrano, do Rio de Janeiro a partir das 14h. A apresentação vai contar com a participação de membros das Velhas Guardas do Carnaval capixaba, além de mestres, diretores e representantes das baterias das escolas capixabas.
O 2º Encontro de Velhas Guardas e Baluartes do Samba Capixaba será promovido pelo Instituto Raízes, e conta com a parceria da Liga das Escolas de Samba (LIESGE), do Governo do Estado, por meio das Secretarias da Cultura (Secult) e de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Rede Abraço. A proposta é além de dar novamente protagonismo a quem construiu e edificou nossa arte e hoje ocupam funções mais discretas em suas agremiações, a valorização e o registro direto da memória e da história do samba e do Carnaval capixaba com os relatos de nossos mais velhos.
Preservação sócio-histórica do carnaval capixaba
Colaborar para a preservação sócio-histórica do Carnaval capixaba e das memórias dos nossos sambistas, contribui para a socialização de saberes e de práticas dos artistas populares das agremiações, de forma ampla e diversificada, levando-se em consideração as aprendizagens e vivências do samba, proporcionando aos participantes correlacionar o campo do conhecimento com a grande necessidade de registro da memória e história oral do nosso samba e do Carnaval Capixaba.
No evento, o Instituto Raízes também promoverá a entrega de kit de instrumentos que compõem o segmento da bateria, para 12 agremiações, no valor total de 10 mil reais para cada escola, como forma de fomentar a manutenção do samba e do Carnaval nas comunidades.
Serão contempladas na ação as agremiações Pega no Samba, Unidos de Jucutuquara, Andaraí, Chegou o Que Faltava, Imperatriz do Forte, Mocidade da Praia, Novo Império, Independente de São Torquato, Império de Fátima e Mocidade Unida da Glória, as escolas Unidos da Piedade e Chega Mais já receberam os instrumentos no final de 2021, mas participarão da solenidade. Ao todo 487 instrumentos beneficiarão as escolas.
“Visamos, assim, a contribuir para o fortalecimento e perpetuação do samba nas comunidades das escolas de samba capixabas e na sociedade como um todo, na medida em que ele se revela enquanto uma das mais importantes expressões da preservação da memória e dos valores sociais destas comunidades, trabalhando com a afirmação e a valorização do sentimento de pertencimento, do trabalho associado à cultura local e da identidade étnica”, afirmou o coordenador o coordenador do Instituto Raízes, Jocelino Júnior.
As parcerias com a Secult e a SEDH aconteceram depois de o Instituto Raízes ser contemplado no Chamamento de Ações para o Carnaval Capixaba e também ser vencedor do Edital de Reinserção Social de Políticas Sobre Drogas. Após as entregas dos instrumentos ao longo do ano as agremiações realizarão oficinas rítmicas para suas comunidades, além de um trabalho de formação com a temática sobre Políticas de Drogas com equipamentos sociais de cada comunidade e com os próprios ritmistas.
O encontro vai contar com a presença do Governador Renato Casagrande, do secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, da secretária Estadual de Gestão eRecursos Humanos (Seger), LeniseLoureiro, e da secretaria de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.
Serviço:
PROGRAMAÇÃO ENCONTRO VELHA GUARDA DIA 27/03 (domingo).
LocaL: Quadra do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Pega no Samba, Rua Dr. Américo de Oliveira, n.º 455, Bairro Consolação, Vitória.
14h30 - Entrega dos instrumentos às escolas de samba com a presença Oencontro contou com a presença do Governador Renato Casagrande, do secretáriode Estado da Cultura, Fabrício Noronha, da secretária Estadual de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Lenise Loureiro, e da secretaria de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.
17h - Homenagem às Velhas Guardas e sambistas capixabas
Entrada gratuita.
Informações:
27 992934397 Jocelino ou 27 99900-6807 Marcus Vinicius
Pelo Instagram @institutoraizes e também pelo email raizes@institutoraizes.org
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 999021627
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es/