Ifes cadastra coletivos culturais para ações do projeto ‘Hub Criativo Virtual’
Inscrições de projetos em parceria com a Secult estão abertas e vão até o dia 15 de agosto.
O programa de extensão em rede da Agência de Economia Criativa Experimental (Agecx), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), está cadastrando agentes culturais coletivos para participarem das ações que serão desenvolvidas no projeto “Hub Criativo Virtual”. A iniciativa pretende facilitar redes de colaboração entre os coletivos para produção de conteúdos de comunicação, bem como ofertar capacitações por meio de mentorias e oficinas. Podem participar pessoas físicas e jurídicas que tenham ideias e projetos de intervenção em territórios do Espírito Santo. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 15 de agosto, em um formulário eletrônico simples.
Confira o Edital 003/2021 (.pdf)
O projeto “Hub Criativo Virtual” é fruto de uma parceria entre o Ifes, a Secretaria da Cultura (Secult), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, visando à elaboração uma plataforma para conectar os coletivos capixabas, bem como disponibilizar dados sobre Economia Criativa, a partir das ações do Programa ES+Criativo. A iniciativa conta com o financiamento do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia – Mobilização Capixaba pela Inovação (Funcitec/MCI) e a operacionalização da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). A plataforma é também a versão digital do projeto “Hub Criativo”, espaço físico voltado para a Economia Criativa, que está previsto como eixo estratégico do Programa ES+Criativo, por meio de cooperação entre a Secult e o Ifes.
Agecx
A Agência de Economia Criativa Experimental é uma ação de Extensão do Grupo Poiein, articulada a partir do Campus Viana do Ifes, do Centro de Referência em Educação, Empreendedorismo e Inovação Aberta (Creia) e do Departamento de Línguas e Letras (DLL) da Ufes. Surgiu da ideia inicial de implementar uma unidade-piloto do Laboratório da Agência de Economia Criativa Experimental (Agência Curiosa) de interesse comunitário e cultural na Fábrica de Ideias, fomentando a produção e difusão de conteúdos e de interesse da sociedade, a partir de estratégias e práticas comunicativas baseadas em veículos, como o Jornal Mural, programas de áudio em formato de “podcast” e conteúdos audiovisuais nos territórios.
Já o Poiein é o Núcleo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade. Além da Agecx, atualmente o Poiein se organiza em torno de outras duas iniciativas: Grupo de Estudos, que mobiliza profissionais do Ifes, Ufes, Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e Instituto Jones dos Santos neves (IJSN), para a discussão sobre desconstrução, economia criativa e sustentabilidade; e Sys.terna, um dos Seminários Metodológicos do Poiein, com o objetivo de promover a crítica de referenciais conceituais e metodológicos nos limites da discussão aberta pelas temáticas da “Economia Criativa” e do “Desenvolvimento Regional Sustentável” em contextos e localidades capixabas.
A Agecx é parte da oferta de serviços aportados pelo Ifes nos projetos “Hub Criativo” e “Hub Criativo Virtual”, do Programa “Espírito Santo Mais Criativo (ES+Criativo)”, realizado pela Secretaria da Cultura, em parceria com outros órgãos e instituições públicos e privados.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111/99753-7583/99902-1627
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es/