06/04/2017 15h46

I Jornada Estadual de Gestão Pública da Cultura

A primeira turma selecionada para o Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Pública da Cultura terá início no próximo dia 11 de abril, com a 1ª Jornada Estadual da Gestão Pública da Cultura, que acontecerá no Palácio Sônia Cabral, em Vitória, a partir das 8h. O intuito da jornada é apresentar aos presentes a compreensão da cultura em suas quatro dimensões - institucional, simbólica, cidadã e econômica, assim como as políticas públicas, o papel dos diferentes entes federativos e setores da sociedade civil.

 Ainda estão previstas na programação do evento três oficinas metodológicas:o treinamento sobre a plataforma colaborativa Mapa Cultural ES (www.mapacultural.es.gov.br), a oficina "Minha identidade, meu lugar", na qual os presentes farão relatos de experiências como gestores, agentes e produtores culturais em seus municípios e a palestra “A cultura como estratégia de gestão pública e ferramenta de emancipação social” por Telma Luzia Pegorelli Olivieri. Doutora e pesquisadora em Formação de Professores em Arte/Arte-Educação, Políticas Culturais e Gestão Cultural, Telma foi  Coordenadora Geral da Secretaria de Articulação Institucional/SAI/ do Ministério da Cultura entre 2013 a 2015.

 A jornada se integra como disciplina semipresencial do curso denominada de Projeto Integrador, que vai contar com a carga horária de 24 horas presenciais. A metodologia será organizada em forma de duas jornadas estaduais de gestão pública cultural e uma jornada regional, que será replicada em quatro mesorregiões do Estado.De acordo com a Gerente do Sistema Estadual de Cultura da Secult, Anna Saiter, o conteúdo desta jornada busca desenvolver o conhecimento, a reflexão crítica e competências específicas de membros integrantes de conselhos municipais de Cultura, bem como de secretários e gestores das três esferas do governo.

 O curso é ofertado pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio do Instituto Federal do Espírito Santo, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto). Na Turma I, o curso atenderá, de forma gratuita, 100 alunos de 30 municípios capixabas.

 

 

I Jornada Estadual da Gestão Pública da Cultura

Desafios da gestão cultural no ES

Data: 11 de abril de 2017

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral

 

Programação:

Programação:

08 h – Credenciamento e Cof­ee Break.

09 h – Abertura oficial.

10 h – Palestra: “A cultura como estratégia de gestão pública e ferramenta de emancipação social” por Telma Luzia Pegorelli Olivieri - Doutora e Pesquisadora em Formação de Professores em Arte/Arte-Educação, Políticas Culturais e Gestão Cultural. Foi Coordenadora Geral da Secretaria de Articulação Institucional/SAI/Ministério da Cultura (2013/15).

11 h 30 – Mapa Cultural ES: registro e agenda cultural no ES.

 12 h – Intervalo para almoço.

13 h 30 – O‑cinas metodológicas: EAD e utilização da Plataforma.

 14 h 30 – O‑cinas metodológicas: Minha identidade, meu lugar - Relatos de experiências.

15 h 30 – Apresentação de painel das experiências de gestão cultural.

17 h – Encerramento.

 

 

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard