10/01/2024 17h02

Hub ES+ atendeu mais de mil pessoas em 2023, desde sua inauguração em outubro

A abertura do Hub ES+, dedicado a acolher, conectar e desenvolver a economia criativa capixaba, foi um marco para o estado em 2023. Desde a inauguração, em outubro, esse equipamento público realizou mais de 100 eventos e atendeu a um público de quase 1500 pessoas. Desse total, 45 foram eventos próprios e 62 foram realizados por instituições parceiras. A programação do Hub ES+ é inteiramente gratuita e oferece diversas oficinas, palestras e encontros culturais em várias áreas criativas e de inovação, como produção cultural, fotografia e audiovisual. 

Entre as oficinas, foram realizadas formações como “Comunicação e gestão de redes sociais para pequenos negócios”, “Produção fotográfica para empreendimentos criativos”, “Música ancestral capixaba” e “Moda circular e reúso’’. Unindo teoria à prática, os participantes experimentaram várias habilidades, como tocar instrumentos musicais, costurar e criar peças de roupas, experimentar técnicas como ilustração, estamparia e colagem digital, além de aprender a utilizar equipamentos como câmeras fotográficas e ferramentas de inteligência artificial.

Nos encontros culturais e palestras, o auditório do Hub ES+ foi movimentado por apresentações e rodas de conversa em diversos debates entre empreendedores, produtores culturais, especialistas, representantes de projetos e instituições de referência no meio criativo capixaba. Entre esses eventos, o encontro cultural “Uma conversa sobre Hubs” reuniu representantes de startups capixabas. Já o encontro “Espaços culturais do Centro: cultura, música e negritude”, realizado em novembro para celebrar o mês da consciência negra, reuniu artistas e produtores culturais de espaços culturais de referência histórica do Centro de Vitória.

Uma das participantes, a produtora e ativista cultural Ruth Rangel destaca a importância de vivenciar as atividades do espaço no ano passado. “Foi uma experiência gratificante participar do primeiro encontro sobre os espaços culturais do Centro de Vitória. Poder ouvir e compartilhar insights sobre a importância desses espaços inspiradores foi enriquecedor, assim como foi participar das oficinas de produção e organização de feiras e mercados independentes de arte e de fotografia. O conhecimento recebido com certeza será aplicado em meus projetos futuros”, afirma.

“Estamos certos de que esse primeiro ano do Hub, que abriu em outubro, foi só uma amostra da sua potência, e, em pouco tempo de atuação, já conseguimos atender a um público significativo e ofertar muitas atividades a partir de uma demanda reprimida. Nossa expectativa é que em 2024 a gente consiga ampliar ainda mais esse atendimento, para que o espaço cumpra sua missão, que é ser uma alavanca para quem quer aprender e empreender dentro do universo da economia criativa, trazendo discussões contemporâneas para a cena cultural capixaba”, ressalta a subsecretária  de Estado de Políticas Culturais, Carolina Ruas.

Além do empreendedorismo e da produção cultural, outras áreas como a história e a literatura estiveram nas pautas dos eventos, por exemplo a palestra “Histórico da ocupação da população negra dos territórios do Centro de Vitória” e o encontro cultural entre editoras capixabas independentes, que discutiu a produção literária no Espírito Santo. Além dos encontros, diversas palestras com especialistas transmitiram conhecimentos e técnicas para quem deseja criar, aprender ou desenvolver projetos criativos e culturais.

“O Governo do Estado tem visão de desenvolvimento do Espírito Santo e a sua sensibilidade nas ações de inovação, cultura e economia criativa são diferenciais que estão chamando a atenção positiva de outros estados que desejam replicar ideias bem-sucedidas. O Hub ES+ é um equipamento público que dá orgulho ao capixaba. As capacitações, as atividades de vários agentes no espaço são importantes para sua divulgação. Para 2024, buscarmos intensificar a programação com o objetivo de contribuir ainda mais com a formação do público do estado”, destaca o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

O espaço se manteve aberto e funcionando de segunda a sábado, das 8h às 20h, equipado com salas multifuncionais, café e auditório, além de cabines para trabalhos individuais ou salas de reuniões disponíveis para o público.

Todas as informações da programação do Hub ES+ são divulgadas no Instagram instagram.com/hubesmais/ e no site esmaiscriativo.es.gov.br. Os interessados também podem ter acesso às inscrições e demais formas de contato em linktr.ee/hubesmais.

Serviço:

Hub ES+

Aberto de segunda-feira a sábado

Das 8h às 20h (até 13 de janeiro, horário especial, das 9h às 19h)

Praça Costa Pereira, 30, Centro de Vitória

Informações e atendimento pelo Instagram e no site

Informações à Imprensa:

Coordenação de Comunicação Hub ES+

Lais Rocio

(27) 99993-9189

comunicacao.hubes@ibcavix.org.br 

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard