Guilherme Arantes se apresenta no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha
E quarta-feira, 11 de dezembro, será um “lindo dia” para os apreciadores das melodias atemporais de um dos grandes nomes da música brasileira em todos os tempos. O cantor e compositor paulistano Guilherme Arantes se apresenta no Concerto de Natal do Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha. A apresentação contará com a participação da tradicional Banda de Música da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), com início às 19h30. A entrada gratuita mediante ingressos.
Ao todo, serão disponibilizados 2.500 ingressos gratuitos na plataforma Sympla, a partir das 10h desta sexta-feira (29). Clique aqui e garanta o seu – lembrando que é necessário ter uma conta cadastrada no Sympla para ter acesso aos ingressos, que são limitados a duas unidades por CPF. Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso.
Além das atrações, o evento marca a assinatura da Cooperação Técnica entre a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e a Secretaria da Cultura (Secult). O foco principal do convênio é a execução de ações conjuntas que fomentem a educação musical, a produção cultural, e a inclusão social em uma mútua colaboração visando promover a integração entre segurança pública e cultura. Essa ação será realizada por meio do desenvolvimento e execução de projetos culturais e pedagógicos, como a Banda de Música da PMES e o Programa Banda Júnior.
Guilherme Arantes: personalidade única na música pop brasileira
Mais do que uma referência no que convencionou de ser rotulado de pop brasileiro ou de uma modernizada música romântica de acento synthpop, Guilherme Arantes tem uma personalidade única desde de quando surgiu, na década de 1970 sempre se reinventando ao longo dos tempos. Acompanhado de modernos teclados ou de um inseparável piano Steinway & Sons (de qual integra o hall da fama da prestigiosa fabricante teuto-americana, lado de lendas como Franz Liszt, George Gershwin e Duke Ellington), o compositor gravou dezenas de álbuns clássicos – como seu disco autointitulado de 1976 (foto abaixo)– atestando seu talento reconhecido mundialmente - inclusive por Tom Jobim, um dos maiores compositores da história da MPB.
Capa de seu primeiro disco solo de 1976 que inclui seus primeiros sucessos " “Meu Mundo E Nada Mais” e “cuide se Bem”
Influenciado por grandes nomes de movimentos musicais como o Clube da Esquina, o tropicalismo, os Beatles e até mesmo compositores da década de 1970 como Gilbert O'Sullivan e Elton John (de qual a crítica rotulou Guilherme Arantes de ser a sua versão fiel brasileira), em 1981, o artista foi pioneiro ao introduzir o gênero New Wave no Brasil, com a música "Perdidos na Selva" (ao lado do grupo de Júlio Barroso, Gang 90 & As Absurdettes), considerada a primeira do estilo no país. Além disso, é amplamente reconhecido como um grande hitmaker, acumulando sucessos em sua própria voz, e também em gravações de inúmeros artistas consagrados, como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Elis Regina, Roberto Carlos, Gal Costa e MPB4. Sua influência se estende às gerações mais recentes, inspirando nomes como Mano Brown, Vanessa da Mata, Marcelo Jeneci, Tulipa Ruiz, Curumin e Céu. Mesmo que com harmonias sofisticas e letras confessionalmente pessoais, Guilherme Arantes tem um impressionante alcance popular que reverberou nas rádios por décadas: é um dos 20 artistas que mais tiveram canções incluídas em trilhas sonoras de novelas brasileiras, com 27 músicas presentes no imaginário brasileiro, além de especiais da TV, sem contar sua participação em festivais (qual a canção “Planeta Água” foi finalista do Festival MPB Shell 1981, é umas das notáveis)
Em seu mais recente trabalho, “A Desordem dos Templários”, lançado em 2021, o cantor além de ter incluído letras de cunho crítico, inseriu um forte acento na sonoridade com o rock progressivo - estilo do qual foi revelado ainda na década de 1970 com sua banda de rock originária Moto Perpétuo - grupo inclusive que reuniu recentemente Guilherme com os músicos remanescentes da formação original em dois shows realizados em novembro último em São Paulo.
Banda de Música da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES)
Inicialmente formada por músicos civis fardados, recrutados por ocasião de demanda de tocatas nas forças de segurança capixabas, é considerada a data de 13 de setembro de 1840 como o dia de sua criação. Porém somente em 13 de julho de 1892, no governo de José Melo Carvalho Muniz Freire, a Banda de Música da Polícia Militar do Espírito Santo foi oficialmente institucionalizada, passando a compor o efetivo da força policial capixaba, sendo reconhecida e tombada como patrimônio cultural do Estado do Espírito Santo, no ano de 2004.
Com uma média anual de 180 apresentações, a banda tem dois discos e um compacto gravados na década de 1980 e três álbuns de músicas populares, jazz, folclore capixaba e clássicos de natal gravados.
No ano de 2025, a banda da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) completa 185 anos
Além de desenvolver suas atividades típicas militares, a Banda de Música realiza concertos sinfônicos em teatros, praças públicas, desfiles cívicos, shows com artistas locais nacionais e internacionais, bem como outras audições em todo o Estado, promovendo e valorizando a cultura e a interação social. No ano de 2025, a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) completa 190 anos, e sua banda, 185 anos – sendo o grupo musical mais antigo atuante no Estado.
O parque
Instalado na Residência Oficial do Governo do Estado, o parque foi inaugurado em maio de 2022, como um espaço destinado ao público interessado na produção cultural local, tornando-se ainda a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo – que reúne hoje 26 obras de arte permanentes e temporárias, entre esculturas, instalações e site-specifics.
Ocupando uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque Cultural Casa do Governador tem sua infraestrutura compartilhada pela Secult e pela Secretaria do Governo (SEG). Aberto à visitação gratuita, o espaço propõe um diálogo entre arte contemporânea e natureza, segundo três eixos temáticos: ambiental, histórico e artístico.
Serviço:
Concerto de Natal - Guilherme Arantes e Banda de Música da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES)
Quando: 11/12 (quarta-feira)
Horário: a partir das 19h30
Local: Parque Cultural Casa do Governador, Rua Santa Luzia, Praia da Costa, Vila Velha.
Regras do parque:
Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:
- Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso;
- O local disponibilizará food trucks com comidas e bebidas para venda.
- É proibido retirar plantas do parque;
- É proibido fumar no local;
- É proibido entrar com bebidas alcoólicas;
- Não é permitido usar área da praia;
- É permitido entrar com cães, desde que devidamente na coleira;
- É permitido entrar com bicicleta, mas não pode pedalar dentro do parque;
- Não é permitido entrar de biquíni e sunga de praia.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia
Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br