31/07/2025 14h11

Guarapari sedia oficinas gratuitas de cinema e audiovisual com foco em inclusão e formação profissional

A partir do dia 12 de agosto, Guarapari recebe as oficinas do projeto CINAP: Cinema, Audiovisual e Pesquisa, com atividades gratuitas voltadas para quem deseja ingressar ou se aprofundar no universo audiovisual. As formações acontecem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – campus de Guarapari e no bairro Porto Grande, com duração prevista até o dia 19 de agosto. As inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira, 5 de agosto, pelo formulário on-line [LINK AQUI]. A lista de selecionados será divulgada no próximo dia 08, no Instagram do projeto (@projetocinap).

Serão oferecidas três oficinas práticas: Captação de Áudio para Cinema, ministrada por Natália Dornelas; Criação de Roteiros, com Juane Vaillant; e Distribuição de Curtas de Baixo Orçamento, com Thais Helena Leite. As atividades contam com certificado emitido pelo IFES/Núcleo de Produção Digital (NPD) e são destinadas a pessoas a partir de 15 anos. Os critérios de seleção priorizam diversidade e inclusão: 50% das vagas são destinadas a mulheres, 20% a pessoas negras e indígenas, e 10% à população LGBTQIA+. Também terão prioridade moradores dos bairros Porto Grande, Meaípe, Goibura, Taquara do Reino, Condados e Nova Guarapari.

No IFES Guarapari, as oficinas acontecem nos seguintes horários:

12/08 – 14h às 16h: Distribuição de Curtas, com Thais Helena Leite

19/08 – 9h às 11h: Criação de Roteiro, com Juane Vaillant

19/08– 14h às 16h: Captação de Áudio para Cinema, com Natália Dornelas

Em Porto Grande, no espaço do Coletivo Cultural Amamos Porto Grande (Rua Luiz Fernandes Ramos, 140), a programação será:

12/08 – 9h às 11h: Distribuição de Curtas, com Thais Helena Leite

19/08 – 9h às 11h: Som Direto no Cinema, com Natália Dornelas

19/08 – 14h às 16h: Criação de Roteiro, com Juane Vaillant

As oficinas também disponibilizarão cópias com audiodescrição no canal do projeto no YouTube. O Ifes Guarapari conta com rampas de acesso, garantindo inclusão de pessoas com deficiência.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli 
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard