28/11/2024 17h35

Guaçuí recebe exibição de documentário e peça teatral nesta sexta-feira (29)

O Projeto Guaçuí em Cena, do Ponto de Cultura do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira, apresenta, nesta sexta feira (29), duas atividades artísticas no Teatro Municipal Fernando Torres, a partir das 19h30: a exibição do documentário de 40 anos de trajetória da companhia e a estreia do trabalho Dom Casmurro, com alunos de suas oficinas.

A programação tem início com a exibição do documentário “Grupo Gota, Pó e Poeira – 40 Anos de Histórias”, produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretária da Cultura (Secult) e do Ministério da Cultura (Minc).  Por meio de depoimentos de componentes do grupo teatral radicado em Guaçuí, a trajetória de um dos mais antigos e importantes coletivos teatrais do Espírito Santo é retratada.

Logo após a exibição do filme, os alunos da Oficina de Prática de Montagem e Jogos Teatrais estreiam a peça “Dom Casmurro”, baseada no clássico de Machado de Assis. O trabalho é resultado final das atividades de 2024 do Ponto de Cultura e conta com a participação de 11 atores. Nela são colocadas as dúvidas sobre o comportamento e atitudes de um dos mais enigmáticos personagens da literatura brasileira, Capitu.

O diretor e oficineiro Carlos Ola destaca a importância dessas oficinas para a formação de novos atores e técnicos, bem como para uma contribuição na vida de profissionais de outras áreas que usam o teatro como uma ferramenta dentro de seus trabalhos. “Este ano, tivemos profissionais de psicologia, de pedagogia, de sistema de informação, de educação física e estudantes do Ensino Médio, que viram nas oficinas uma forma de crescerem ainda mais na sua formação e na vida”, ressalta.

Para que as oficinas acontecessem, o Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira contou com recursos de editais municipais da política de coinvestimento entre Governo do Estado e Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), denominada Fundo a Fundo; e ainda com recursos disponibilizados por emenda parlamentar municipal da vereadora Maria Lúcia das Dôres.

Segundo o diretor, com ajuda da aprovação do grupo nos editais para Manutenção de Espaços Culturais da Secult, em 2025, as oficinas continuam e serão expandidas, contando com mais oficineiros e mais cursos, como dança, improviso e contação de histórias.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard