Guaçuí, Alegre e Vitória recebem espetáculo ‘A Última Cena’ com texto de William Shakespeare
O Grupo Teatral Caparaó, sediado na cidade de Alegre, completa 14 anos de existência e se prepara para a estreia de um novo trabalho, o primeiro monólogo encenado pelo grupo: a peça “A Última Cena”. O espetáculo nasce do trabalho de residência artística realizada com o paulista Vinícius Piedade, que assina a direção da peça e divide a dramaturgia com o ator Danyel Sueth. O espetáculo acontece em quatro diferentes datas, nos municípios de Guaçuí, Alegre e Vitória.
“A Última Cena” une o clássico ao contemporâneo, partindo do texto “Rei Lear”, de William Shakespeare, e se funde a uma dramaturgia inédita, que perpassa as trajetórias e vivências de um ator em cena.
O solo é interpretado pelo ator Danyel Sueth, que encara o projeto como um dos maiores desafios de sua carreira: "O Rei Lear é um dos personagens mais complexos da história do teatro ocidental, e é uma grande honra dar vida a esse personagem, ainda mais no formato de monólogo, que é uma novidade para mim também, um grande desafio, sem dúvidas”, disse.
O diretor paulista pontua sobre o processo de residência com o grupo e sobre a montagem: “O desafio que nos colocamos enquanto autores foi grande. A troca foi preciosa e nossa sinergia de ideias foi vital. Mesmo nossas discordâncias nos alimentaram. E a efetivação do trabalho, nessa relação diretor/ator está muito intensa. Do presencial para o virtual e de volta ao presencial. E ao abordarmos Shakespeare no hoje, partindo de uma obra do maior cânone da história do teatro, para dialogar com nossas próprias questões é um presente que nos demos. E que esperamos que o público sinta nas suas mais variadas camadas, do humor ao drama”, destacou Vinícius Piedade.
O projeto foi contemplado no Edital de Artes Cênicas 010/2022 da Secretaria da Cultura (Secult) e é realizado com recursos do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura).
Sinopse
O espetáculo “A ÚLTIMA CENA” nasce de uma residência artística com o diretor e ator paulista Vinícius Piedade, artista que conquistou notoriedade no
teatro fazendo espetáculos solos pelo Brasil e pelo mundo.
Esse é o trabalho que o Grupo Teatral Caparaó se propõe desta vez. Montar o primeiro espetáculo solo da companhia. Danyel Sueth vai para a cena não só com o desafio de encenar um monólogo como também de interpretar um dos personagens mais complexos da história do teatro ocidental, o “Rei Lear”, de William Shakespeare.
Contudo, “A ÚLTIMA CENA” se debruça também sobre uma dramaturgia autoral, assinada pela dupla Piedade e Sueth, em que questões contemporâneas do fazer teatral, que perpassam as trajetórias e as vivências de um ator em cena e se fundem à dramaturgia clássica de Shakespeare, fazendo surgir uma nova obra, contemporânea e clássica ao mesmo tempo.
Serviço:
“A Última Cena”
- 19/09 – Teatro Fernando Torres (Guaçuí) – 20h – Ensaio aberto – Entrada Franca
- 20/09 – Teatro Fernando Torres (Guaçuí) – 20h – Estreia – Entrada Franca
- 21/09 – Biblioteca Municipal (Alegre) – 20h – Entrada Franca
- 22/09 – Teatro Sônia Cabral (Vitória) – 18h Entrada Franca
Ficha Técnica
Direção: Vinícius Piedade
Dramaturgia: Vinícius Piedade e Danyel Sueth
Elenco: Danyel Sueth
Assistente de Direção: Flaviane Fonseca
Figurinos: Márcio Vinícius
Cenário: Wendel Olla
Iluminação: André Stefsson
Operador de luz: Carlos Olla
Trilha original: Danyel Sueth
Fotos: Rodrigo Portugal
Maquiagem: Flaviane Fonseca
Design gráfico: Vangelis Santos
Tradução de libras: Danielle Lino
Produção: Luiz Carlos Cardoso e Carlos Olla
Realização: Grupo Teatral Caparaó
Apoio: Secretaria da Cultura (Secult), do Governo do Espírito Santo.
Este projeto foi realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br