Guaçuí abre matrículas para oficinas de teatro
![](/Media/Secult/_Profiles/c4d8c6e6/96d36a5/IMG_20240516_191918.jpg?v=638751248369573010)
O Grupo Teatral e Ponto de Cultura “Gota, Pó e Poeira” está com as inscrições abertas para as oficinas de jogos teatrais desenvolvidos para o município de Guaçuí e região. Ao todo, serão seis módulos de conteúdos que envolvem introdução e história do teatro, improvisação, expressividade corporal, contação de história, produção de audiovisual e prática de montagem.
O diretor administrativo do Grupo Gota, Carlos Ola, ressaltou que o objetivo é promover a realização de aulas práticas e teóricas com utilização do corpo e voz, com dinâmicas e jogos dramáticos, tendo ainda a utilização de figurinos e instrumentos musicais de acordo com a necessidade de composição de cada cena, resultando em um trabalho final a ser apresentado no município, ao final dos seis módulos. As aulas acontecerão duas vezes por semana, no período da noite, possibilitando, desta forma, que estudantes interessados aprendem teatro.
As matrículas estão abertas com formulário nas redes sociais do grupo e ainda no Espaço Cultural da companhia, localizado na Rua Joaquim Martinho de Carvalho, 211 – Centro, em Guaçuí. As aulas têm início na próxima terça-feira (18), às 18h30, dentro do módulo de introdução e história do teatro.
A prática de montagem e preparação do elenco vem sendo uma constante no município de Guaçuí, capitaneada pelo grupo de teatro local, revelando e preparando para a cena novos atores e técnicos, que são inseridos no mercado e seguem nas companhias de teatro da cidade e da região. Atualmente, além do Gota, há mais coletivos criados a partir dessa experiência que vem desde 2009.
No ano passado, com recursos de fomento municipal e estaduais, o Ponto de Cultura manteve uma turma fixa de 16 alunos, que resultou na montagem Dom Casmurro apresentada no fim de ano, no Teatro Municipal Fernando Torres, e no próprio espaço de ensaios do Gota. “E cada vez mais a procura é maior”, garante Carlos Ola.
Para as aulas deste ano, os integrantes do Grupo Gota contam com recursos do edital de Seleção de Projetos da Lei Paulo Gustavo 2023 – Apoio à Programação Continuada de Espaços Culturais, garantindo assim a manutenção do espaço com suas atividades. “Isso é muito importante para a manutenção do projeto, visto que atinge a adolescentes e jovens da região, integrando-os dentro das artes cênicas e ainda buscando a formação de plateia”, declara Neuza de Souza, atriz e uma das oficineiras do curso.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br