08/06/2018 11h40

Grupo Raízes da Piedade apresenta documentário no Sesc Glória neste sábado (09)

O Grupo Raízes da Piedade, desde 2008, busca o fortalecimento do samba em suas comunidades (Piedade e Fonte Grande), com o desenvolvimento de atividades socioculturais com público de diferentes faixas etárias e território. Neste sábado (09), às 13h30, no Centro Cultural SESC Glória, Centro de Vitória, o projeto apresenta o documentário “KIZOMBA - 30 anos de um grito negro na Sapucaí”. A obra rememora primeiro título da Unidos de Vila Isabel no grupo especial das escolas de samba no ano de 1988. O desfile antológico que marcou não só a história da agremiação, mas como toda a história do carnaval carioca é lembrada por apaixonados componentes dos mais diversos segmentos.

 

O evento reunirá sambistas, pesquisadores, estudantes e membros das comunidades para um diálogo sobre o documentário. No encontro, haverá a presença de Vinícius Natal, diretor cultural da Unidos de Vila Isabel (RJ), e a diretora do filme, Nathalia Sarro. A entrada é franca.

 

A Casa de Memória do Grupo Raízes é um Ponto de Memória, reconhecido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em 2015, a Casa realiza um trabalho a partir da memória social local, com a valorização dos saberes e práticas dos atores da comunidade, privilegiando os conteúdos que remetam ao surgimento do samba nas comunidades, a memória, a cultura, a identidade étnica, as tradições, festas e religiosidade, a literatura e arte (música, dança, vestuário), aos hábitos alimentares e a saúde em comunidades tradicionais.

 

Em 2018 as ações deste Coletivo se intensificam, com isso diversas atividades estão planejadas até o final do ano. Entre eles, o projeto “Cineclube Casa de Memória”, que tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento do protagonismo social dos moradores das comunidades e dos sambistas capixabas.

 

 

Sinopse:

 

Documentário, Kizomba - 30 anos de um grito negro na Sapucaí, é uma celebração ao. O mito da Kizomba continua presente na memória e nos corações daqueles que participaram do carnaval de 1988. “Quem viu, viu. Quem não viu não vai ver mais”.

 

Direção - Nathalia Sarro

 

Duração - 72mim

 

Ano produção 2017/2018

 

Gênero - Documentário

 

País – Brasil

Serviço:

 

Grupo Raízes da Piedade apresenta documentário “KIZOMBA - 30 anos de um grito negro na Sapucaí”

Data: 09 de junho (sábado)

Horário: 13h às 18h

Local: Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro de Vitória.

Entrada franca.

Telefone:. (27) 3232-4750

 

 

Informações à imprensa:

 Assessoria de Comunicação da Secult

Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz

secultes.imprensa@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627

Facebook: secult.espiritosanto

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard