13/11/2025 17h30

Grupo de Teatro AFROCENAS apresenta sua montagem inaugural nesta segunda-feira (17), em Anchieta

Na próxima segunda-feira (17), estreia em Anchieta o espetáculo Sonho de Liberdade, a montagem inaugural do Grupo de Teatro AFROCENAS, formado por jovens da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Coronel Gomes de Oliveira, sob a orientação da professora Adileusa Lemos.

O projeto conta com recursos dos editais de seleção do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), e Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura.

A peça abre um espaço de reflexão crítica sobre as marcas deixadas pela diáspora africana no processo de formação da sociedade brasileira e o apagamento intelectual dos negros escravizados. Contando desde a saída da África até a chegada ao Brasil, numa trajetória trágica e de resistência.

A encenação configura-se numa linguagem gestual e performativa, com movimentos e composições corporais, uso da voz na forma de slam, com citações de Castro Alves e Martin Luther King.  Já na trilha sonora, o espetáculo traz “O Berimbau”, de Nana Vasconcelos, e o samba enredo “É Hoje! ”, cantado por Caetano Veloso.

As apresentações, que buscam conscientização e valorização da memória histórica, têm entrada gratuita e contam com intérprete de Libras.

 

Ficha Técnica:

Argumento e produção: Adileusa Lemos

Roteiro e direção: Marcelo Ferreira

Composição Slam: Fernando Lima

Fotos/Vídeo: Augusto Pimenta

 

Elenco:

Elias David

João Vitor Lima

Fernando Lima

Henrique Santos

Rafaela Rosa

Maria Eduarda Silva

Júlio Cesar Soares

Débora Beraldo

Bruno Trentini

Adileusa Lemos

 

Serviço:

Espetáculo Sonho de Liberdade

17/11 (segunda-feira) –

Local: EEEFM Coronel Gomes de Oliveira

Horários: 9h50 e 19h.

 

18/11 (terça-feira) -

Local: EMEF Irmã Teresinha Godoy de Almeida

Horário: 8h30

Todas as apresentações com Intérprete em Libras e entrada franca.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard