06/07/2020 13h58 - Atualizado em 06/07/2020 13h59

Governo do Estado lança Edital de Chamamento Público para eventos culturais virtuais e semipresenciais

O Governo do Estado lançou, nesta segunda-feira (06), o Edital de Chamamento para Eventos Culturais virtuais e semipresenciais. Podem concorrer organizações da sociedade civil com finalidade cultural e sem fins lucrativos em várias áreas, como música, cultura popular, circo, dança, ópera, audiovisual, artes plásticas, entre outras. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas on-line até o dia 03 de agosto. A ação faz parte do Plano Emergencial da Cultura.

Durante a solenidade virtual, transmitida ao vivo pelas redes sociais, o governador Renato Casagrande destacou que o edital chega em um momento de adaptação da sociedade diante da nova realidade imposta pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). “São necessárias novas práticas e novos meios de se fazer as coisas. Fizemos o edital pensando em ajudar as pessoas e para que a gente também possa levar cultura à sociedade capixaba”, afirmou.

Casagrande lembrou que as atividades culturais e de entretenimento foram bastante impactadas pela pandemia e deverão ser as últimas a voltar ao normal. “Por isso as lives [transmissões ao vivo pela Internet] têm dado certo. As lives solidárias têm sido um sucesso e gostaria de agradecer o envolvimento de todos. Precisamos usar os meios virtuais para dar sequência aos eventos”, reforçou o governador.

O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, aproveitou a oportunidade para comentar as ações do Plano Emergencial da Cultura, além de detalhar o funcionamento do Edital. “Essa ação de hoje faz parte do nosso Plano Emergencial da Cultura. É muito importante que a gente siga essa política de apoio aos eventos. É uma política que a gente tem construído junto com os festivais para dar continuidade aos trabalhos. Para que a gente também consiga manter os empregos e toda essa força produtiva que constrói a cultura”, disse.

Já o diretor da Rádio e Televisão do Espírito Santo (RTV-ES), Igor Pontini, colocou as emissoras públicas à disposição dos eventos culturais. “O acesso da população à Internet ainda é restrito. Ao transmitir pelo sinal de TV aberta, conseguimos ampliar a difusão de nossa cultura. Temos uma produção cultural consistente no Espírito Santo. O setor se profissionalizou, cresceu, mas muitos desses produtos estavam fora da televisão pública”, avaliou Pontini.

A solenidade virtual teve a participação da vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes; de deputados estaduais; além de representantes de municípios capixabas e do setor cultural. Falaram pelo segmento, os produtores Tarcísio Santório e Geovan Silva e a atriz Beth Caser.

Santório lembrou que o investimento na cultura auxilia a geração de renda de vários outros profissionais, incluindo costureiras, passadeiras, montadores, carregadores, músicos e demais envolvidos na cadeia do setor. Geovan Silva e Beth Caser comentaram a importância da sensibilidade na gestão pública. Silva lembrou que o governador Renato Casagrande apoia os eventos da cultura popular desde sua última gestão, enquanto Beth destacou o quanto as lives Solidárias já realizadas ajudaram aos artistas circenses.

Edital

Podem concorrer Organizações da Sociedade Civil (OSCs) com finalidade cultural e sem fins lucrativos, com eventos online e semipresenciais em todas as áreas culturais: música, cultura popular, circo, dança, ópera, audiovisual, artes plásticas, entre outras. O Edital tem como critério a relevância social dos projetos. O apoio institucional da Secretaria da Cultura (Secult) pode ser de até R$ 150 mil em eventos temáticos e até de R$ 80 mil na categoria de cultura popular.

O Chamamento Público para eventos teve início em 2019 e este ano está voltado para eventos virtuais e semipresenciais, levando em consideração o contexto da pandemia da Covid-19. A ideia do Governo do Estado é continuar apoiando a cultura capixaba e os eventos produzidos no Espírito Santo, cumprindo todos os protocolos de saúde. 

Leia o Edital na íntegra

Inscreva-se on-line

Confira como foi o lançamento do Edital de Chamamento para Eventos Culturais virtuais e semipresenciais:


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 999021627
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard