31/01/2023 10h38

Gean Pierre apresenta ‘Caieiras’ no Verão Cultural no Sônia Cabral

Apresentação acontece nesta quarta-feira (1º), na Casa da Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória, às 19 horas. 

Nesta quarta-feira (1º), o compositor e guitarrista Gean Pierre Trio volta aos palcos acompanhado do pianista Pedro de Alcântara e o percussionista Léo de Paula para apresentar o show "Caieiras", uma proposta de interação audiovisual com música instrumental ao vivo, a partir de imagens e sons da cidade. O repertório reúne composições dos dois primeiros álbuns, — “Imagem” e “Trio” (disponível nas plataformas digitais) —, além de faixas que estarão no terceiro disco de nome “Caieiras”. 

Esse terceiro trabalho marca a retomada do compositor depois de cinco anos de lançamento do último CD, com músicas produzidas em contexto de isolamento na pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), com ruídos característicos da cidade e que deram lugar às ruas mais vazias e silenciosas.

"Nos meus primeiros dois discos, vejo que o foco maior foi na construção de melodias com muitas notas, algo muito clássico no jazz. Com a experiência do distanciamento social, nos veio esse sentimento de distensão do tempo. Eu quis trazer então essa experiência para o corpo da música, estando mais atento às pausas e aos silêncios da melodia. Então, são propostas em que as notas são mais longas, as distâncias entre uma e outra mais espaçadas.", comentou Pierre. 

A proposta traz também um diálogo com a música enquanto paisagem sonora e com foco na improvisação, em que silêncio é também som e está articulado à memória e ao espaço, convidando a pensar o papel do fazer artístico enquanto possibilidade de ressignificar a duração do tempo, o lugar em que se vive e o jeito como vivemos.

"Caieiras foi a primeira composição desse projeto e tem mesmo a ver com a experiência de visitar a região em um domingo de pandemia e encontrá-la quase deserta; os sons que escutei me transportaram para a minha cidade natal onde passei toda a minha infância – Marataízes, que, exceto no veraneio, estava sempre vazia”, disse Pierre.

 

“Venho de uma família de pescadores, nasci e cresci na beira do mar. Imagina então estar na Ilha das Caieiras vazia, sem turistas. Então tem essa atmosfera mais introspectiva, de rememoração e de encontro consigo, que acho que é um movimento que acabou sendo feito por muita gente", completou o músico.

Inserido na programação do Festival Verão Cultural no Sônia Cabral, o projeto foi contemplado pelo Edital de Circulação Musical da Secretaria da Cultura (Secult) e integra a programação especial totalmente gratuita da Casa da Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória, que acontecerá durante o mês de fevereiro. 

Sobre o artista

Gean Pierre é guitarrista e violonista desde 1992, além de professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), tendo também lecionado na Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Em sua trajetória na música, estreou a carreira autoral com o primeiro CD "IMAGEM", seguido do segundo "TRIO", circulando pelos principais festivais de música instrumental, como o Rio das Ostras Jazz&Blues Festival; Governador Valadares Jazz e Blues Festival; Manguinhos Jazz & Blues Festival; Festival de Jazz e Bossa de Santa Teresa; além de miniturnê pelo Japão em 2019 e circulações estaduais no Espírito Santo. 

Assista a Web Série Trio, de Gean Pierre: https://www.youtube.com/watch?v=_7rmdSoegQ4


Serviço:

Caieiras | Gean Pierre Trio - Apresentação Musical

Local: Casa da Música Sônia Cabral, Centro de Vitória. 

Data: 1º de fevereiro de 2023 – quarta-feira

Horário: 19 horas

Ingressos: Entrada Gratuita

distribuição de ingressos uma hora antes de cada apresentação.  



Programação completa do festival: https://secult.es.gov.br/Not%C3%ADcia/casa-da-musica-sonia-cabral-anuncia-1a-edicao-do-festival-verao-cultural

 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac/ Juliana Nobre
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627
secultjornalismo@gmail.com  
comunicacao@secult.es.gov.br/ brasão@secult.es.gov.br 
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es/

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard