Galeria oferece, pela primeira vez, residência artística em Vila Velha
A Residência Artística V Galeria Livre: Saberes Populares Caminhos do Amanhã, promovida pelo Museu Vivo da Barra do Jucu, teve início na quinta-feira (15), e segue em andamento até o dia 29 de março, celebrando a cultura tradicional de Vila Velha, por meio da arte urbana. Seis artistas capixabas – Fred Farias, Inara Novaes, Karen Valentim, Nathan Aranã (do coletivo “Irnon Patchia Kijeme”), Marcelo Voodoo e Thiago Roel – estão criando murais no Corredor Cultural e Gastronômico da Barra do Jucu, inspirados por oficinas com mestres da cultura local.
A edição deste ano conta com uma novidade importante: a participação do coletivo indígena “Irnon Patchia Kijeme” (Vamos Caminhar para Casa), formado pelos jovens Nathan Aranã e Karen Pataxó, dos povos Borum-Aranã e Pataxó. A presença do coletivo indígena traz ainda mais diversidade ao evento, criando uma rica mistura de saberes e tradições, que será complementada pela simbologia do urucum, ingrediente típico da cultura local.
As oficinas, realizadas em espaços emblemáticos da região como o Museu Vivo, o ateliê Barra de Renda, o bar LhuLhu e nas casas das tradicionais Dona Dorinha e Dona Ione, abordarão temas como o congo capixaba, o carnaval barrense, a renda de bilro, culinária tradicional, pesca, economia criativa, direitos culturais, humanos e acessibilidade.
Além disso, os murais, que serão parte central da residência, contarão com recursos de acessibilidade cultural, como audiodescrição e leitura tátil, garantindo que todos possam vivenciar e compreender a arte, independentemente de suas limitações físicas.
O projeto foi contemplado pelo edital do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult), na categoria artes visuais, e visa preservar a história e identidade da Barra do Jucu.
Serviço:
Sábado (15)
9h às 10h30 - Carnaval - Balunga / Walcir (Museu Vivo)
10h30 às 12h - Congo - Buchecha / Augusto / Xaxa (Museu Vivo)
Quinta-feira (20)
18h às 21h - Pesca - Marcelo / Associação dos Pescadores (LhuLhu)
Sábado (22)
10h30 às 12h - Meio Ambiente - Daniel/Marcio Figueiras (Museu Vivo)
Sábado (29)
9h às 10h - Economia Criativa - Regina Rushi (Ateliê Barra de Renda)
10h às 11h - Acessibilidade - Claudio Vereza / Fabio Giro (Museu Vivo)
11h às 12h - Direitos Humanos/Culturais - Sandro Juliarte (Museu Vivo)
Cronograma da Produção dos Murais e Visitas Guiadas:
A entrega dos murais pelos artistas será feita entre o dia 15 de abril até 15 de maio, quando começam as visitas guiadas com os alunos da escola UMEF Dr. Tuffy Nader às obras, terminando no dia 15 de junho.
Eixos do Projeto:
Ações Formativas: Seis oficinas com mestres da cultura local.
Produção dos Murais: Seis painéis artísticos no Corredor Cultural e Gastronômico.
Lançamento e Visitas: Portfólio, acervo digital e visitas guiadas.
Produtos:
Seis murais artísticos.
Portfólio do projeto.
Publicação no acervo digital do Museu Vivo.
Visitas guiadas para estudantes.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br