25/05/2017 11h35 - Atualizado em 25/05/2017 11h56

Galeria Homero Massena lança publicação fotográfica ‘Colônia’

O resultado de uma pesquisa feita em dois anos pelo artista Gui Castor foi transformado em livro: ‘Colônia’, que traz fotografias e histórias da Colônia de portadores de hanseníase de Itanhenga, em Cariacica. O lançamento será realizado, nesta segunda-feira (29), às 19 horas, a Galeria Homero Massena.

O livro integra parte da exposição ‘Daqui começo o mundo’, em cartaz na Galeria, e foi contemplado no Edital de Artes Visuais, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Na ocasião, o autor do livro e seu editor e curador, Júlio Martins, vão bater um papo com o público e falar sobre o assunto. Cada exemplar será vendido no dia por R$ 30.

Desde 2014, Gui Castor elabora em suas fotografias as relações que buscou estabelecer com as pessoas e suas histórias naquele lugar. A Colônia de Itanhenga foi criada nos anos 1940, no interior do Espírito Santo, com o intuito de receber, sob regime compulsório, portadores de hanseníase. "Os pacientes egressos tinham suas casas e demais objetos queimados, eram separados da sociedade e de seus familiares e amigos, tendo rompido em definitivo todos os laços, passavam a ser perseguidos", afirma o editor Júlio Martins.

Sobre o livro

O ensaio fotográfico de Gui Castor, neste livro, revela aspectos de uma realidade anacrônica, cuja história de segregação encontra sobrevivências nos dias de hoje. Pela proximidade evidente nas cenas domésticas, retratos e na intimidade dos quartos, Gui Castor se afeiçoa aos moradores e rotinas do lugar, se inserindo diretamente nas condições de vida na Colônia. Segundo o editor do livro, "Uma atmosfera carregada pela doença e pelas marcas de um passado traumático se deixa ver nas edificações abandonadas, pela luz forte que ressalta as marcas nos rostos e paredes, ao longo de corredores longos de uma arquitetura alucinante e por sombras profundas que mancham toda a paisagem da Colônia", completa Júlio.

Visite!

Visite a exposição ‘Daqui começo o mundo’, com fotografias, vídeos e livros do artista Gui Castor. Em cartaz até 24 de junho, de segunda a sexta, das 09 às 18 horas e sábado, das 13 às 18 horas, na Galeria Homero Massena, em Vitória.

Serviço:

Lançamento do livro ‘Colônia’

Palestra com o autor Gui Castor e o editor Júlio Martins

Data: segunda-feira (29)

Horário: 19 horas

Local: Galeria Homero Massena, Cidade Alta, Vitória

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard